Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

soniasimao_2Sónia Simão, investigadora do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve (UAlg), ganhou uma menção honrosa no «Prémio Janseen Inovação 2016», com o projeto «Aliskiren as a new therapeutic approach for the treatment of diabetic retinopathy», que sugere uma nova terapêutica no tratamento da retinopatia diabética.

O projeto foi desenvolvido em conjunto também com Daniela F. Santos e Gabriela Silva. «Tendo em conta que a retinopatia diabética é a principal causa de cegueira adquirida entre adultos em idade ativa, as investigadoras pretendem testar a eficácia do fármaco Aliskiren, enquanto inibidor direto do sistema renina-angiotensina (RAS), um sistema identificado no olho que parece contribuir para danos oculares», refere a UAlg.

Assim, pretendendo provar que o aliscireno inibe com sucesso o RAS, «as investigadoras abrem caminho, através deste inovador projeto, à sugestão de que o referido fármaco tem potencial para ser utilizado na conceção de novas abordagens para o tratamento da retinopatia diabética», acrescenta a Universidade do Algarve.

O Prémio Janssen Inovação nasce de uma parceria entre a Janssen Portugal e a Universidade Católica Portuguesa, com o objetivo de incentivar e distinguir a investigação de excelência em instituições nacionais.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

CCMAR representa Portugal em dois projetos europeus de aquacultura

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve é parceiro de

Sul Informação

Universidade do Algarve investiga grutas marinhas da costa de Sagres

Uma equipa de investigadores da Universidade do Algarve (UAlg) vai realizar uma segunda campanha

Sul Informação

Investigadores da Universidade do Algarve extraem energia das marés na barra Faro-Olhão

Investigadores da Universidade do Algarve (UAlg) instalaram, pela primeira vez em águas portuguesas, um