Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Ester Serrão, investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve (UAlg) e professora na academia algarvia, foi galardoada com o «prestigiado prémio Marine Fellow Prize 2017», de conservação marinha, atribuído pela Fundação Pew, dos Estados Unidos da América.

A investigadora vai agora receber uma bolsa de 150 mil euros.

O objetivo é que Ester Serrão desenvolva um programa de três anos que quer «identificar áreas de biodiversidade especialmente elevada em florestas submarinas de plantas marinhas e de algas castanhas, o que permitirá identificar oportunidades para proteger estes recursos naturais», explica o CCMAR.

O trabalho será acompanhado por iniciativas que têm em vista facilitar e apelar à participação dos cidadãos na recolha de informação e acompanhamento do progresso da investigação.

Ester Serrão já reagiu à conquista deste prémio, que também foi ganho por mais 11 cientistas. No entender da investigadora este é o «reconhecimento da importância global do nosso trabalho e também um grande incentivo para mim e para o grupo de estudantes, técnicos e investigadores que trabalham comigo, para aumentar o conhecimento global sobre as florestas marinhas».

O programa Pew de Bolseiros de Conservação Marinha faz parte da divisão de ciência ambiental da The Pew Charitable Trusts e fornece bolsas a cientistas das ciências naturais e sociais para apoiar projetos inovadores para desenvolvimento e implementação de soluções para os desafios que afetam o oceano global.

O CCMAR é uma das principais organizações portuguesas dedicada às ciências do mar, tendo em vista um ambiente marinho saudável e a conservação e uso sustentável dos recursos, através da investigação, formação, disseminação e divulgação do conhecimento.

Ester Serrão é licenciada em Recursos Faunísticos e Ambiente (1989), com mestrado em Estatística (1992) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e doutoramento em Biologia (1996) pela Universidade de Maine dos Estados Unidos e Agregação (2007) pela Universidade do Algarve. É docente da Universidade do Algarve desde 1990, sendo professora associada e líder do grupo de investigação em Ecologia, Evolução e Biogeografia Marinhas.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

CCMAR representa Portugal em dois projetos europeus de aquacultura

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve é parceiro de

Sul Informação

Universidade do Algarve investiga grutas marinhas da costa de Sagres

Uma equipa de investigadores da Universidade do Algarve (UAlg) vai realizar uma segunda campanha

Sul Informação

Investigadores da Universidade do Algarve extraem energia das marés na barra Faro-Olhão

Investigadores da Universidade do Algarve (UAlg) instalaram, pela primeira vez em águas portuguesas, um