Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

«Um Olhar Sobre os Carnívoros Portugueses» é o título do livro que vai ser apresentado amanhã, 14 de fevereiro, às 18h00, no auditório da Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Campo Grande, edifício C1, 3º piso, Lisboa).

O Carnivora – Núcleo de Estudos de Carnívoros e seus Ecossistemas, associação sem fins lucrativos que visa o estudo e a conservação dos mamíferos carnívoros e dos ecossistemas a que estão associados, acaba de editar o seu primeiro livro intitulado «Um Olhar Sobre os Carnívoros Portugueses».

Da autoria de Filipa Loureiro, Nuno Miguel Pedroso, Maria João Santos e Luís Miguel Rosalino, com ilustrações de Carla Marques, este livro tem como objetivo descrever de forma compreensiva, mas de fácil leitura, as espécies de mamíferos carnívoros terrestres da fauna portuguesa e a sua história natural.

Nesta publicação, que conta com o contributo de diversos investigadores ibéricos, os autores tiram proveito da sua experiência pessoal e de informação técnica e científica disponível para partilharem e divulgarem ao público os mamíferos carnívoros portugueses.

Este livro surge da perceção por parte da associação da necessidade de existir uma publicação que reúna informação cientificamente sólida sobre este grupo de espécies, apresentada de uma forma acessível ao público em geral e que dá a conhecer os mamíferos carnívoros em Portugal, como descrevem as palavras iniciais da Professora Margarida Santos-Reis, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, responsável pelo prefácio do livro.

Iniciando-se com uma breve introdução à ordem dos carnívoros, o livro leva-nos a olhar separadamente para cada espécie em detalhe.

Começando pela raposa e terminando no mediático lince-Ibérico, pelo caminho o leitor ficará a conhecer qual a distribuição geográfica global do gato-bravo ou da doninha; qual a diferença entre uma fuinha, uma marta e um toirão; por onde caminham genetas e sacarrabos; e de que se alimentam texugos e lontras.

Poderá ainda ficar a saber quais as principais ameaças, não só para estas espécies mas também para o lobo-Ibérico e arminho, bem como de que maneira chegou ao nosso país o visão-americano.

O livro termina com uma reflexão geral sobre a ordem dos carnívoros no contexto nacional.

Toda a informação é complementada por belas ilustrações a carvão de cada uma das espécies e fotografias.

A sessão de apresentação do livro é aberta ao público e conta com a participação dos editores e autores do livro.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

«É interessante perceber como os peixes estão adaptados ao seu ambiente»

Nascida em Coimbra, Anabela Maia é professora universitária e investigadora na Eastern Illinois University,

Sul Informação

Há novos dados sobre o Jurássico de Peniche

Um estudo internacional em que participou Luís Vítor Duarte, docente e investigador da Faculdade

Sul Informação

O sexo importa? Para os morcegos, sim

Um novo estudo demonstra que, para os morcegos, o sexo importa: machos e fêmeas