Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Provar a eficácia de um programa inovador de intervenção em Obesidade e dificuldades no controlo alimentar, é o objetivo do projeto de investigação “BeFree”, que está à procura de mulheres voluntárias para seguirem o plano com uma duração de três meses.

Com inscrições gratuitas através do correio eletrónico cineicc@fpce.uc.pt ou do telefone 239 851464, o projeto aceita candidaturas de mulheres com idades entre 18 e 55 anos, residentes no distrito de Coimbra, com obesidade ou excesso de peso e dificuldades no controlo alimentar.

Desenvolvido de raiz por uma equipa do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que possui uma larga experiência no tratamento de perturbações alimentares, o BeFree recorre a elementos de programas aplicados com sucesso nos EUA e no Reino Unido.

O BeFree visa «promover novas formas de as mulheres que sofrem de obesidade se relacionarem com a alimentação e com as suas emoções e melhorar o controlo alimentar e a sua qualidade de vida», explica o investigador Sérgio Carvalho.

Na prática, o programa desenvolvido no âmbito de um estudo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e coordenado pelo professor José Pinto Gouveia, «fornece ferramentas e competências estratégicas para uma gestão emocional eficaz, ajudando a regular os episódios de descontrolo alimentar. Vários estudos indicam que a existência de episódios de descontrolo alimentar está associada a quadros clínicos de obesidade mais severos e a uma maior dificuldade em perder peso».

Autora: Cristina Pinto (Assessoria de Imprensa – Universidade de Coimbra)

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algarve 2020 dá 340 mil euros para apoiar formação no setor da saúde

O CRESC Algarve 2020 disponibiliza 340 mil euros de Fundo Social Europeu para “Formação

Sul Informação

Infralobo oferece rastreio de cancro aos seus trabalhadores

Um rastreio oncológico aos trabalhadores da empresa municipal Infralobo foi feito na semana passada

Sul Informação

Estudantes descobrem como transformar resíduo do queijo e “fruta feia” em ecobebidas

O objetivo de transformar subprodutos das indústrias de queijo e hortofrutícola em alimentos saudáveis