Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Que sons conseguimos ouvir na Antártida? O som de um vento enregelado pelo frio polar? O som de milhares de pinguins, focas e albatrozes? Um som polvilhado com um verde insuspeito no imenso branco polar? O melhor é deixar a imaginação ouvir, ao ler a experiência de quem lá viveu durante nove meses ininterruptos e que disso fez relato.

E esse relato pode ser lido em “O Som da Antártida”, um dos 45 textos em forma de diário escritos pelo cientista polar português José Xavier, e que compõem no conjunto o seu livro “Experiência Antárctica – relatos de um cientista polar português”, obra que acaba de ser publicada pela Gradiva, na coleção “Ciência Aberta”, com o número 207.

Este livro, que tem a revisão científica de Carlos Fiolhais, documenta “a mais longa expedição científica de sempre realizada por um português na região antártica”, escreve o seu autor na introdução. “Não só relata os objetivos científicos dessa expedição, abordando questões atuais e pertinentes sobre as regiões polares, como também dá conta do quotidiano na Antártida”.

Esta obra constitui um dos poucos relatos na primeira pessoa sobre o quotidiano da investigação de um cientista português e, mesmo que fosse só por este aspeto, destaca-se no panorama recente da divulgação de ciência em Portugal.

É um testemunho genuíno e apaixonado do autor, biólogo marinho e investigador do Instituto do Mar da Universidade de Coimbra e do British Antarctic Survey (Cambridge), numa escrita clara e cativante, apaixonada mas rigorosa, pulsada com um entusiasmo contagiante não só pela Antártica, como também pela ciência.

Em “Experiência Antárctica” os relatos estão compaginados com 31 fotos a cores, o que acrescenta uma forte intensidade visual à excelente escrita de José Xavier, além de engrandecer a presente edição com 198 páginas.

Ao lermos este livro, ficamos não só na posse de diversos conhecimentos sobre a vida na Antártida, uma natureza em estado puro mas onde a influência das alterações climáticas globais se fazem sentir com crescente preocupação, mas também na posse de informações preciosas sobre como é o dia a dia de cientistas a investigar num ambiente extremo. É um livro sobre a vida na Antártida, mas também sobre a ciência.

José Xavier é um excelente comunicador de ciência e isso reflete-se neste livro que está escrito de forma a poder ser lido por todos. Lê-se como um livro de aventuras recheado de boa ciência.

É um livro destinado a todas as idades, uma obra que possui a qualidade de nos despertar apaixonadamente para a ciência. Recomendado a todos.

Autor: António Piedade
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Estudantes descobrem como transformar resíduo do queijo e “fruta feia” em ecobebidas

O objetivo de transformar subprodutos das indústrias de queijo e hortofrutícola em alimentos saudáveis

Sul Informação

O cérebro, à descoberta de quem somos

Está a ler este texto. Para isso, teve que realizar um conjunto de movimentos

Sul Informação

Investigadores portugueses descobrem peixe que só herdou os genes do pai

Um estudo publicado na revista Royal Society Open Science revela a descoberta de um