António Branco, reitor da Universidade do Algarve, apelou a que, nesta academia, todos se associem «à homenagem ao Professor Mariano Gago, tal como proposto por um vasto conjunto de investigadores».
O reitor da UAlg propõe que «às 12h00 de hoje, interrompamos todas as atividades e nos concentremos, durante 5 minutos, à porta do edifício onde cada um estiver».
A nível nacional, foi proposto que esta segunda-feira, ao meio dia, «os centros de investigação e faculdades parem as suas atividades normais durante 5 minutos, e que os colegas se concentrem em frente das portas principais das respectivas instituições».
É que, salientam os promotores desta homenagem simbólica, «o Professor Mariano Gago impulsionou e marcou profundamente a ciência em Portugal nas últimas décadas, contribuindo decisivamente enquanto presidente da FCT e Ministro da Ciência para o desenvolvimento do sistema cientifico nacional em muitas das suas vertentes».
«Alguns de nós não gostaríamos de deixar de assinalar a sua passagem e o seu contributo para a ciência portuguesa», pelo que foi promovida esta homenagem «a título de reconhecimento público da comunidade científica nacional pela contribuição do Professor Mariano Gago».