Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Reserva “Dark Sky” do Alqueva, um dos locais com o céu mais escuro de todo o planeta, foi o palco escolhido pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) para observar o Universo.

Inserido no programa “Ciência Viva no Verão”, o CAUP desloca-se a Monsaraz e à Herdade do Esporão, para duas noites de observação do céu, a 20 e 21 de julho.

A zona do Alqueva, no Alentejo, foi classificada no final de 2011 como Reserva “Dark Sky” (em português, “céu escuro”), sendo mesmo a primeira do mundo a obter a classificação de “Destino Turístico Starlight”.

Estas classificações, atribuídas pela Fundação Starlight, certificam a qualidade do céu noturno do Alqueva e também das atividades turísticas relacionadas com o céu, sendo por isso reconhecidas pela UNESCO e pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO).

A Fundação Starlight foi criada em 2007 para fazer cumprir a “Declaração para a Defesa do Céu Noturno e para o Direito à Luz das Estrelas”, que classifica o céu noturno como Património Científico, Cultural e Ambiental da Humanidade. Esta declaração foi assinada e reconhecida por organizações internacionais como a UNESCO, o Observatório Europeu do Sul (ESO) ou a UNWTO.

Sendo o Alqueva um dos locais com o céu mais escuro de todo o planeta, condição necessária para boas observações astronómicas, o CAUP organiza, em colaboração com a Reserva Dark Sky Alqueva, a primeira Star Party Alqueva.

Esta iniciativa, inserida no programa “Ciência Viva no Verão”, disponibiliza os telescópios do CAUP ao público, para observar o Universo num dos melhores céus do mundo.

No dia 20 de Julho a observação ocorre em Monsaraz, e no dia 21 realiza-se na Herdade do Esporão. Como complemento ao programa de Sábado, a Herdade do Esporão disponibiliza um programa especial, com preço promocional e limitado a 100 inscrições, que inclui:

 

13h00: Almoço “Menu Cassiopeia”

15h00: Visita às caves e adegas

15h45: Prova de vinhos

19h30:Vista à Horta acompanhada pelo Chef

20h30: Jantar de degustação “Menu Espiga” com produtos da Horta

22h30: Tertúlia no Jardim “O céu é o nosso limite”

23h00: Observação Noturna

 

Entre Julho e Setembro, o CAUP organiza muitas outras atividades inseridas no programa “Ciência Viva no Verão”. A lista completa destas atividades está disponível em http://tinyurl.com/CAUP-CV2012

 

 

Ricardo Cardoso Reis (CAUP)

Ciência na Imprensa Regional

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Julho, o mês em que a Terra está mais afastada do Sol

O mês de Junho irá contar com dois quartos crescentes, uma das melhores fases

Sul Informação

Ondas gravitacionais previstas pela teoria de Einstein detetadas pela terceira vez

Qualquer teoria científica precisa de ser validada por resultados, factos experimentais. Sem estes, as

Sul Informação

O céu de Junho, o mês em que começa o Verão

Junho é o mês de início do Verão, e começa logo com a Lua