A exposição «A Beleza de Portugal em Aguarelas», do artista plástico escocês Tom Whitelaw, vai estar patente na Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira, a partir do próximo sábado e até 2 de maio.
Tom Whitelaw nasceu em 1932, em Fort William, Escócia e começou a pintar aguarelas há doze anos, quando se reformou da carreira de engenheiro mecânico. O artista visita regularmente Portugal mais de 40 anos, o que o levou a criar uma forte empatia com o povo português, a terra, o mar e a gastronomia. Nesta Exposição apresenta mais de 30 pinturas portuguesas e várias da sua terra natal, a Escócia.
O artista plástico escocês começou os seus estudos de arte com o americano James Pay, tendo continuado a estudar com a artista escocesa Iona Montgomery. Grande parte da sua obra é constituída por cenários escoceses. Expôs na Lillie Art Gallery, em Milngavie e noutras galerias de Glasgow.
«Tom gosta do desafio de pintar aguarela “porque é impossível pintar sobre os nossos erros”. Os seus trabalhos refletem o seu gosto pela luz extraordinária, por cenários coloridos, pelo detalhe, sempre na perspetiva perfeita de um engenheiro», descreve a Câmara de Loulé.