A ACTA, a Companhia de Teatro do Algarve, apresenta, no dia 25 de agosto, às 22h00, o espetáculo “Cavalo Manco Não Trota”, de Luiz Val, com interpretação de Luís Vicente, no XIV Festival Internacional de Teatro de Setúbal -Festa do Teatro, organizado pelo Teatro Estúdio Fonte Nova.
É um espetáculo a um tempo divertido, irónico e amargo. No momento em que o Juiz pergunta se o réu se considera culpado ou inocente, Miguel Torres é remetido, num ápice, para um turbilhão de memórias que começam na infância, precisamente aos oito anos, quando pela primeira vez lhe foi feita a mesma pergunta, e terminam no momento e na circunstância em que agora se encontra, volvidos quase quarenta anos.
É o filme da sua vida que revisita em segundos na memória, mas que na narrativa dura cerca de 1 hora. Os conflitos de infância, a fuga de casa dos pais, a juventude de um estudante de origens humildes na universidade e depois como marinheiro, os amores impossíveis e os amores destruídos, o seu desempenho como construtor civil corrupto…a morte do filho.
A peça da companhia profissional algarvia será apresentada na Escola Secundária Sebastião da Gama, situada na Rua da Escola Técnica, em Setúbal.
Os bilhetes custam 7 euros, ou 5 euros (desconto para estudantes, menores de 25, maiores de 65).
A “Festa do Teatro” é já um momento cultural de relevo na cidade de Setúbal, proporcionando ao público autóctone e aos visitantes momentos de verdadeiro divertimento, de enriquecimento cultural e de crescimento intelectual, em que o teatro assumirá o papel de dinamizador de redes de difusão, permitindo a interligação de experiências e a movimentação de espectáculos de carácter profissional.
Privilegiando o nacional e não descurando a participação estrangeira, desde a música, ao teatro, curtas metragens, debates, aos espetáculos de sala e de rua, formas artísticas emergentes e de natureza transdisciplinar, a Festa serve de interlocutor entre artistas e a comunidade, potenciando hábitos de fruição cultural e apostando na formação de públicos e no desenvolvimento da sua capacidade crítica.
Um dos objetivos da XIV Festa do Teatro é proporcionar uma programação eclética e diversificada, potenciando novos públicos.
«Nestes tempos, em que o poder das tecnologias satura a sociedade com distorções ideológicas que reprimem e exploram, há que enfrentar e ocupar essas mentiras e o vazio espiritual que estão no centro do neoliberalismo», salienta a organização.
«As artes podem renovar os poderes perceptivos e empáticos das inteligências dos nossos sentidos, possibilitando a (re)sensibilização e auto compreensão necessárias ao cultivo da nova solidariedade reflexiva e da comunidade da qual precisamos para arriscar o novo …» Dan Baron
Para mais informações:
Teatro Estúdio Fonte Nova: 265 233 299 | 967 330 188 | 966 861 476
tef@sapo.pt ou consulte: www.teatrofontenova.blogspot.com