A apresentação da peça de teatro «Algarve, quem és tu?», baseada no livro infantil com o mesmo nome editado pela Região de Turismo do Algarve, será uma das iniciativas promovidas pela entidade regional de turismo durante a Feira da Dieta Mediterrânica, que se realiza em Tavira, de 1 a 4 de Setembro.
A peça de teatro, encenada pela Associação ArQuente, vai ser apresentada na feira no dia 4 de Setembro, às 21h00.
A RTA é um dos parceiros estratégicos da Feira da Dieta Mediterrânica, nomeadamente na divulgação, conceção e produção de materiais dee divulgação da iniciativa e vai participar na feira com um stand próprio, onde vai distribuir materiais informativos e brindes a quem passar pelo espaço institucional, alguns dos quais alusivos à dieta e ao estilo de vida famoso pelo convívio à mesa.
À semelhança dos anos anteriores, a RTA partilhará o espaço com o Alentejo, dando continuidade à parceria implementada em 2013 pelas duas entidades de turismo do sul do país. O stand pode ser visitado, nos dois primeiros dias, das 18h00 às 00h00; e nos dias 3 e 4 das 11h00 às 00h00.
«A RTA renova a sua parceria com a Feira da Dieta Mediterrânica, numa busca pela partilha da celebração desta herança que nos foi legada por gregos, fenícios, romanos e árabes, e que envolve uma alimentação saudável e um estilo de vida que inclui não só a gastronomia, como também toda a cultura, sociabilidade e convívio à mesa», refere o presidente da RTA, Desidério Silva.
Para Desidério Silva, a colaboração com a autarquia de Tavira e com os restantes coorganizadores desta feira são uma «importante união e partilha de valores, em prol de um património comum assinalado na lista indicativa da UNESCO, que devemos preservar», assegura.
A RTA explica que a «Feira da Dieta Mediterrânica surgiu com o intuito de transmitir os valores culturais ancestrais desta dieta, educando para a saúde alimentar e para os estilos de vida saudáveis, valorizando os produtos do mar e da terra, endógenos e de proximidade, e respeitando o ambiente, os ecossistemas e as paisagens culturais, entre outros».
O programa, que este ano apresenta várias novidades, promete, segundo a RTA, «surpreender os seus visitantes: feira institucional, mercado de produtores, concertos, teatro e danças mediterrânicas, arruadas filarmónicas e charangas, experiências culinárias, aconselhamento cardiovascular e nutricional, atividade física, apresentação de edições de livros e discos, conferências e debates, visitas ao património e às exposições na cidade, jogos e espetáculos para crianças, jardim mediterrânico, restaurantes e tascas, e ainda artesanato, são algumas das propostas desta edição».