Uma sessão evocativa do 70º aniversário do Final da II Guerra Mundial, subordinada ao tema «A II Guerra Mundial no Algarve e a Batalha de Aljezur», está marcada para sábado, dia 31 de Outubro, às 15h00, no Salão da Junta de Freguesia de Aljezur.
Na sessão vão falar Carlos Guerreiro, jornalista da RTP e autor do livro “Aterrem em Portugal!”, e José Augusto Rodrigues, autor do livro “A Batalha de Aljezur”.
Trata-se de um evento organizado pela Junta de Freguesia de Aljezur e pela Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur.
O tema – A II Guerra Mundial no Algarve e a Batalha de Aljezur – será desenvolvido com referências aos combates aéreos e navais ocorridos ao longo da Costa Vicentina e Sotavento Algarvio, com destaque para o combate aéreo de 9 de Julho de 1943, no céu de Aljezur, entre um Focke Wulf alemão e três caças-bombardeiros aliados.
Serão igualmente revelados factos do grande conflito que tiveram como palco o território de Portugal, apesar do estatuto de país neutral assumido pelo governo de António Salazar.
Nesta mesma data e no mesmo local, será inaugurada uma exposição alusiva ao combate aéreo de Aljezur, que integra réplicas de modelismo, peças e fragmentos originais do avião alemão, fotografias e cópias de documentos oficiais da época, condecorações e diplomas atribuídos pelo III Reich às entidades aljezurenses que promoveram os funerais dos sete aviadores alemães, cujos restos mortais repousam no cemitério da vila.
A exposição estará patente de 31 de Outubro a 13 de Novembro, das 9 horas às 15 horas, no Salão da Junta de Freguesia, edifício que se situa junto aos Paços do Concelho.