O Alpharabius Ensemble, coletivo de música árabe e andalusí e dança oriental, vai apresentar-se no Auditório Municipal de Olhão, no sábado, dia 30, às 21h30, a fechar a programação de Janeiro daquele espaço.
O espetáculo integra-se no 16º Festival Al-Mutamid, que este ano passa por Lagoa, Almada, Albufeira, Silves, Lagos, Loulé e Olhão, entre 29 de janeiro e 20 de fevereiro.
Composto por elementos oriundos de Marrocos e da Síria, o grupo Alpharabius Ensemble surgiu com o intuito de interpretar e dar a conhecer algumas das joias da música culta árabe: Samai, Wasla, Moaxaja, Mawals, Taksims, tão belas como desconhecidas para os ocidentais.
Este grupo conta também com a intervenção de uma bailarina de dança oriental, conseguindo-se, assim, um espetáculo repleto de colorido e beleza, que transmite a sensualidade do baile, unido à música.
O coletivo é composto por Youssef Mezgheldi, no kanun (citara árabe), Otman Yacoubi, a voz e intérprete do alaúde árabe, Salah Eddin na darbouka, bendir e riq, e a bailarina Zeina.