A antiga Estação Salva-vidas de Alvor, situada à beira da ria, vai passar a ser um Centro Interpretativo da história do salvamento marítimo e das fainas marítimas daquela vila, anunciou a Câmara Municipal de Portimão.
Para isso, na segunda-feira, dia 27, às 12h00, será assinado o protocolo de cooperação entre oMinistério da Defesa Nacional, que estará representado pelo secretário de Estado Marcos Perestrello, e o Município de Portimão, para cedência das instalações da antiga Estação Salva-vidas de Alvor.
O protocolo permitirá manter e conservar a casa abrigo e instalar, além da histórica embarcação salva-vidas, um Núcleo Museográfico.
Com este projeto de requalificação da estação salva-vidas de Alvor e sua transformação em Centro Interpretativo, que a autarquia candidatou ao Programa Operacional Regional do Algarve, pretende-se «valorizar a história e atualidade do património natural e marítimo de Alvor, transformando-o numa ferramenta de qualificação da zona urbana ribeirinha e de sensibilização e dinamização ambiental e sociocultural da comunidade local e turística, combatendo também a sazonalidade e o estereótipo “sol e praia” associado ao turismo praticado no Algarve e promovendo a interação entre os residentes e quem nos visita».
Durante a assinatura do protocolo, irá realizar-se uma pequena mostra sobre algumas artes de pesca artesanal, durante a qual, ao vivo, membros da comunidade marítima de Alvor exemplificarão como se iscam os aparelhos de pesca ou como se remendam as redes.