O Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António, recebe, no dia 22 de janeiro, a sessão inaugural da III edição das Jornadas de História do Baixo Guadiana.
Segundo a Câmara de Vila Real de Santo António, «a iniciativa está dividida em três sessões, durante as quais investigadores de diferentes áreas historiográficas irão partilhar temas ligados à história do Baixo Guadiana, onde o “Grande Rio do Sul” assume um papel central».
O primeiro encontro está marcado dia 22 de janeiro, às 9h30, e inicia-se com a comunicação «Comer à tripa-forra? – Estratégias alimentares humanas do séc. I ao XIII no Algarve: os dados zooarqueológicos e a literatura associada», conduzida por Maria João Valente, da Universidade do Algarve.
A sessão inaugural vai ainda abordar a questão da «Arquitetura Retabular em Castro Marim», com o Historiador de Arte Marco Sousa Santos.
À tarde, a partir das 14h00, as jornadas reservam uma visita ao concelho de Castro Marim, guiada por Marco Sousa Santos e por Pedro Pires, técnico de Património da empresa municipal Nov Baesuris (Castro Marim).
As Jornadas de História do Baixo Guadiana são organizadas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes e contam, entre outros oradores, com a colaboração de investigadores, docentes universitários, técnicos do património, editores, entre outros.
As jornadas estão inseridas na programação cultural da Eurocidade do Guadiana, projeto que envolve os municípios de VRSA, Castro Marim e Ayamonte (Espanha) e tem como missão a partilha cultural na fronteira do Guadiana.
As próximas sessões das jornadas estão agendadas para os dias 18 de março e 27 de maio. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do email arquivomunicipal@cm-vrsa.pt.