O projeto ARTURb – Artistas Unidos em Residência abriu este sábado as portas ao público, com a inauguração de mais uma exposição na antiga cadeia de Lagos.
É o culminar de duas semanas de residência criativa, com cinco artistas convidados – o norueguês Anders Gjennestad, o holandês Daan Botlek, o polaco M-City e os portugueses Mots e Third – a habitar a antiga cadeia, sede do Laboratório de Actividades Criativas (LAC), que desde há seis anos promove este ARTURb.
ARTURb é um projeto único no Algarve que envolve alguns dos nomes mais importantes da arte urbana.
Este projeto é composto por um período de residência artística no LAC, sempre durante o mês de Setembro, seguida de uma exposição no mesmo local e de diversas intervenções de arte pública pela cidade de Lagos, visitas guiadas e o lançamento de catálogo.
Durante o período de residência artística, «os artistas têm toda a liberdade para desenvolver o seu trabalho no interior e exterior do espaço coletivo do LAC (antiga cadeia de Lagos), que está disponível para qualquer intervenção, adaptação ou criação artística», explica o LAC.
ARTURb é, segundo os seus promotores, «um conceito de arte em digressão e de intercâmbio artístico nacional e internacional com base na presença participativa, na vivência e convivência local».
Este evento possibilita «a troca de ideias, a apresentação de novos conceitos, o confronto de realidades estéticas e culturais, a experiência pouco comum e a livre circulação da arte».
O objetivo do ARTURb é «criar sinergias de descentralização entre o talento e a participação artística, de modo a incentivar e acrescentar valor ao turismo cultural da cidade de Lagos». Para isso, até já existe um roteiro de visita das intervenções de arte urbana nas paredes da cidade. Aliás, nos dias 8 e 22 de Outubro, às 11h00, haverá visitas guiadas.
A par deste projeto, surge ARTURb In My Wall, uma forma de valorização e promoção do ARTURb, despertando assim a atenção da população e visitantes para a residência que tem lugar em Setembro. Em Março deste ano, o LAC convidou o artista romeno Daniel Padure, um artista emergente no panorama atual da arte urbana, para realizar um mural de grande escala na cidade de Lagos.
«Com o desenvolvimento do ARTURb, a arte em Lagos tem passado a estar patente ao virar da esquina, oferecendo a oportunidade a qualquer pessoa de poder desfrutar de uma obra num espaço público, de ser estimulado e por vezes provocado por estas», explica ainda o LAC.
Deste modo, a cidade tem vindo a ganhar «testemunho físico e artístico», contando hoje com obras de alguns dos autores mais representativos do panorama contemporâneo de arte urbana, bem como, ROA, BEZT, SAINER, C215, ARYZ entre muitos outros.
A exposição na antiga cadeia de Lagos pode ser vista de quarta-feira a sábado, das 14h00 às 19h00, até dia 29 de Outubro, dia em que será lançado o catálogo.
Fotos: Projeto ARTURb