O grupo boliviano “Los Salmones”, que junta rock and rool e folclore latino, atua esta sexta-feira, 21 de Julho, às 21h30, na Cerca do Convento, em Loulé, e no sábado, 23 de Julho, à mesma hora, na Praça do Mar de Quarteira.
Influenciado por vários subgéneros derivados do rock and roll, blues e country, nas suas produções recentes «o grupo desenvolveu uma abordagem séria ao folclore das regiões tropicais da Bolívia e restante América Latina. Ganharam espaço dentro do circuito musical boliviano, espalhando a fusão do folclore e a renovação da herança musical ibero-americana», diz a Câmara de Loulé.
A banda nasceu em 2008 e por ela passaram vários músicos de várias nacionalidades e culturas. Hoje é composta por quatro músicos permanentes: Miguel Cabruja (Bolívia), na voz e harmónica, Glenn Vargas Jr. (Texas, EUA), na guitarra e banjo, Oscar Laprovitola (Argentina), na guitarra e baixo, e Dário Perfeito (Portugal), na bateria.
Normalmente para concertos internacionais, a banda convida três músicos locais para piano, percussão e flauta, criando assim um contacto com a cultura local onde a banda se apresenta.
O grupo lançou a sua própria editora “Hijos del Buri” e, neste momento, realiza a sua primeira visita à Europa, nomeadamente a Portugal e Espanha. Em conjunto com artistas locais vão gravar um álbum de homenagem ao folclore lusófono e latino.
«Os ritmos contagiantes latinos e a energia do rock and roll fazem do concerto uma comunicação constante entre banda e público», considera a autarquia louletana.
A entrada para o concerto, inserido no Programa de Animação de Verão, é livre.