O livro “Realizações e Utopias: o património arquitectónico e artístico das Caldas de Monchique na cenografia da paisagem termal”, escrito por Ana Lourenço Pinto, vai ser lançado, este sábado, 9 de abril, às 15h00, na Sala São João do antigo Casino das Caldas de Monchique. No mesmo evento, será apresentado o nº2 da revista Promontoria Monográfica.
Através do estudo do património das Caldas de Monchique, a autora, com raízes familiares em Monchique, «propõe uma estratégia de dinamização do potencial cultural e paisagístico deste destino turístico de Saúde e Bem-Estar.»
O livro, agora editado pela Fundação Oriente, constitui a publicação da tese de mestrado de Ana Lourenço Pinto em Arte, Património e Teoria do Restauro, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, Município e Junta de Freguesia de Monchique.
Na sessão será ainda apresentado o segundo número da revista Promontoria Monográfica, da série dedicada à história da região algarvia. Esta edição tem o título “Fragmentos para a História do Turismo no Algarve”, e é coordenado por Alexandra Gonçalves, diretora regional de Cultura, António Paulo Oliveira, docente da Universidade do Algarve, e Cristina Fé Santos, mestre em História da Arte pela mesma Universidade.
A Promontoria é editada pelo Centro de Estudos em Património, Paisagem e Construção (CEPAC) da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, tendo como objetivo principal a divulgação de trabalhos de investigação nesta área, cujo âmbito geográfico se centre no sudoeste peninsular.