Candidatos de sete nacionalidades participam no “I Atelier para Jovens Compositores”, promovido pela Orquestra Clássica do Sul (OCS), nos próximos dias 25 e 26 de março, no Grande Auditório de Gambelas na Universidade do Algarve, em Faro.
A orquestra, quando ainda se chamava Orquestra do Algarve, já tinha promovido três edições anteriores destes ateliês.
Este projeto conta com a orientação do compositor António Pinho Vargas, compositor associado da OCS, e foi pensado para dar a conhecer o trabalho de compositores em início de carreira.
Na primeira fase do concurso, foram selecionados doze compositores de sete nacionalidades diferentes: Diogo Ribeiro, Nuno Moura, Sofia Sousa Rocha e Victor Palma, de Portugal, Elvira Muratore, de Itália, Ginés Martinez Vera, de Espanha, Jelena Dabic, da Sérvia, Kazunori Tarumi e Shoichi Yabuta, do Japão, Natan Ourives e Samuel Kraehenbuehl, do Brasil, e Paolo Tablio Sagua, do Chile.
A OCS sublinha que «embora inicialmente estivesse previsto escolher apenas oito candidatos, a qualidade das candidaturas recebidas vários pontos do mundo levou ao alargamento do número de compositores participantes».
As obras propostas serão interpretadas pela OCS, em ensaios abertos ao público dirigidos pelo diretor artístico e maestro titular Cesário Costa.