Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

As candidaturas à 4ª edição do Prémio Regional «Maria Veleda», uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve, integradas V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e não Discriminação – 2014-2017, estão abertas até dia 15 de Setembro.

O prémio propõe-se «destacar e reconhecer o mérito de personalidades algarvias cujo longo percurso cultural e cívico as tenha revelado como protagonistas de intervenções particularmente relevantes e inovadoras na Região».

Desde a criação do Prémio foram distinguidos Margarida Tengarrinha (na 1ª edição) e José Louro (3ª edição).

Com a 4º edição|2017 completa-se a participação daquela Direção Regional de Cultura na Área Estratégica “Promoção da Igualdade entre Mulheres e Homens nas Políticas Públicas” /Medida 21 do V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e não Discriminação 2014-2017.

Qualquer cidadão ou instituição regional, pública ou privada, poderá apresentar as propostas a serem enviadas via postal para a sede da Direção Regional de Cultura, na Rua Dr. Pinheiro e Rosa, nº 1, 8005-546 Faro, ou entregues presencialmente.

O Prémio tem associado um valor de 5.000 euros e uma medalha comemorativa, produzida pela Nova Cortiça, que considerou, mais uma vez, apoiar esta distinção.

A designação do prémio pretende recordar e homenagear Maria Veleda, nascida em Faro (1871-1955), uma professora primária pioneira na luta pela educação das crianças e pelos direitos das mulheres, pelos ideais de justiça, pela liberdade, pela igualdade e pela democracia.

Clique aqui para aceder ao Regulamento e ao Formulário para a inscrição da candidatura.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

“Perspetivas” de artistas de cinco continentes juntam-se em Sagres e Milreu

A exposição “Perspetivas 8º56´53.6”W | 37º00´03.3”N”, que junta artistas dos cinco continentes, é inaugurada

Sul Informação

Concurso de fotografia “A Água pelos meus olhos” já tem vencedores

A fotografia “O Valor da Água”, da autoria do bracarense Filipe Leal, é a

Sul Informação

Prémio Internacional Terras sem Sombra celebra Alberto Zedda, Campo Arqueológico de Mértola e a Fundação Schloss Dyck

O maestro italiano Alberto Zedda, a título póstumo (Música), o Campo Arqueológico de Mértola