A Casa das Artes Mário Elias apresenta, de 14 de Novembro a 16 de Dezembro, a exposição “In Situ”, com obras do 1º Encontro Criativo, organizado pela associação Via Criativa, em Agosto, em Via Glória (Mértola).
“In Situ” significa, em latim, no local, e foi o mote «para um evento inserido num território rico em património e tradições, tais como os ciclos do pão e da lã», diz a Câmara de Mértola.
O encontro consistiu em workshops criativos, visitas de campo, testemunhos de habitantes locais, concertos e na exposição final, decorrida na antiga escola primária, agora reposta na Casa das Artes Mário Elias.
Esta contou com a participação dos criativos portugueses Alexandra Cabral, Cristina Salvador, Hugo Queirós, Margarida Palma e Teresa Serpa, e também dos espanhóis Carmen Carmona e Javier Hidalgo e da francesa Sevérine Bourguignon.
As obras de design, escultura, moda, arte têxtil, ilustração e fotografia resultaram da inspiração na cultura local, especialmente na sua história, arquivos, património e ambiente. Embora produzidas noutros contextos e locais, as obras de Cristina Salvador e Teresa Serpa foram incluídas, por aludirem ao imaginário do interior rural.
A Associação Via Criativa é uma associação de desenvolvimento local fundada em 2015, sem fins lucrativos, que pretende revisitar a cultura local à luz do design, criando convergências entre as artes e ofícios tradicionais e as indústrias criativas.