Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

As Janeiras vão ser cantadas no Cine-Teatro Louletano esta sexta-feira, dia 3 de janeiro, às 21 horas, em mais um Encontro de Janeiras, uma tradição de Dia de Reis de Loulé. O preço das entradas é de 3 euros.

A iniciativa vai juntar alguns dos mais emblemáticos grupos de janeireiros do Algarve, nomeadamente o «Grupo dos Amigos de Loulé», o «Grupo de Janeiras de S. Sebastião» – Loulé, o «Grupo de Cantares de Janeiras A Força da Tradição» – Paderne, o «Grupo Flôr Oriental» – Santa Bárbara de Nexe, o «Grupo Juventude União Bordeirense» – Bordeira, o «Grupo Janeireiros de Boliqueime» e o «Grupo Sociedade da Banda de Tavira».

«As Janeiras remontam a tempos longínquos mas em muitas aldeias portuguesas, nomeadamente no interior algarvio, mantém-se viva esta tradição que vai passando de geração em geração. Na Noite de Reis formam-se grupos pequenos ou com dezenas de elementos que cantam e animam as localidades, indo de casa em casa ou colocando-se num local central (esta é uma versão mais recente), desejando de uma forma tradicional um bom ano a todos os presentes. Por vezes, são convidados a entrar nas casas e são-lhes oferecidos alguns petiscos, filhoses, chouriço assado, vinho tinto, etc..», recorda a Câmara de Loulé.

Nos grupos de janeireiros toca-se pandeireta, ferrinhos, tambor, acordeão e viola. Muitos destes grupos no Algarve contam já com várias décadas de existência e contribuem para manter aceso um dos costumes mais antigos da região, que é vivido de uma forma especial na zona da Serra.

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às

Sul Informação

24 de Julho de 1833, o dia em que o Camacho comandou o “massacre” de Loulé

A guerra civil da Síria continua na ordem do dia, todavia, há pouco mais