A Orquestra Clássica do Sul vai atuar esta noite, no Grande Auditório do Campus de Gambelas, às 21h30, na abertura das comemorações do 35º aniversário da Universidade do Algarve.
Sob a batuta de Cesário Costa e tendo como Soprano Sara Afonso, o concerto tem entrada livre e é aberto ao público em geral. O concerto estará centrado no repertório de Mozart.
Mais informação sobre o espetáculo:
Sobre o Programa:
O programa centrar-se-á nas obras de Mozart. A colaboração de Lorenzo da Ponte com W. A. Mozart foi das mais frutuosas da História da Ópera. O italiano escreveu três libretos aos quais o compositor austríaco deu forma musical. As Bodas de Fígaro, Don Giovanni
e Così fan tutte são óperas com vários elementos comuns que as tornam muito próximas na forma e no conteúdo: o amor é claramente o tema central em todas elas. Pelo meio surgem sempre as infidelidades, os enganos, as situações caricatas (ilustradas musicalmente de forma brilhante), a experiência e a ingenuidade, a visão masculina e a feminina, o arrependimento, o perdão e por fim a “moral da história”. A Serenata para Orquestra em Ré maior, K. 250, mais conhecida por “Haffner”, que também vai estar em destaque, foi escrita por Mozart para a família Haffner. O amigo de Mozart, Sigmund Haffner, encomendou esta serenata para ser
tocada nas festividades do casamento da sua irmã, Marie Elisabeth Haffner, e do seu noivo, Franz Xaver Spaeth. A Serenata foi estreada e tocada no dia 21 de Julho de 1776, na noite do casamento.
Sobre Cesário Costa:
Cesário Costa tem-se vindo a distinguir em Portugal como um dos mais ativos maestros da sua geração. Depois do Curso Superior de Piano (Paris), completou o mestrado em Direção de Orquestra (Würzburg, Alemanha), vencendo o III Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra. A sua atividade como maestro desenvolve-se tanto em Portugal como no plano internacional. Apresentou-se na Europa, Ásia, Cabo Verde e América com reportório que vai do barroco ao contemporâneo, tendo sempre a preocupação de divulgar obras de compositores portugueses. Colaborou com solistas e encenadores de renome. Fez a estreia absoluta de mais de cem obras, trabalhando com a maioria dos compositores nacionais contemporâneos. Paralelamente à atividade de maestro e de programador musical, tem sido professor em diversas escolas e na Universidade Católica Portuguesa. Foi Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra do Algarve e posteriormente presidente da Metropolitana e Diretor Artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa. É atualmente Maestro titular da OrchestrUtópica e foi recentemente convidado para Diretor
Artístico e Maestro Titular da Orquestra Clássica do Sul.
Sobre Sara Afonso
A soprano Sara Afonso iniciou os seus estudos musicais em piano com Margarida Cunha Matos, tendo depois ingressado no Instituto Gregoriano de Lisboa, onde frequentou o curso de piano com Manuel Fernandes. Aí iniciou o estudo da técnica vocal, com Ana Leonor Pereira.
Ingressou posteriormente na Escola de Música do Conservatório Nacional, no curso de canto, sob a orientação de Manuela de Sá, com quem tem trabalhado. Destaca-se de 2013 a sua participação na estreia moderna da opereta cómica A Morte do Diabo da autoria de Eça de Queirós e Jaime Batalha Reis, com música de Augusto Machado, na estreia moderna da Missa e Tatum Ergo de João Domingos Bomtempo, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção de Cesário Costa. Colabora com o Coro Gulbenkian e com o Coro de Câmara Lisboa Cantat. Frequentou o curso profissional de atores da Act. É licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.