A exposição de pintura «Cores e Formas em Harmonia», da autoria de Laurentino Cabaço, está patente na empresa municipal de Portimão EMARP até ao dia 10 de Fevereiro, sendo visitável das 8h30 às 17h30 nos dias úteis.
Laurentino Cabaço tem desenvolvido, na pintura, «todos os géneros, não aderindo a escolas ou correntes», explica a EMARP. «Autodidata, adquiriu um estilo de pintura muito próprio em que a forma e a cor são uma presença constante e variada», acrescenta esta entidade.
«A luminosidade e a intensidade do jogo de cores cria uma visualização repousante e contemplativa. A arte do artista identifica-se um pouco com a pintura naïf, baseada nos traços puros e delicadamente infantis das crianças, a quem Tino, nome pelo qual também é conhecido, dedicou muitos anos da sua vida e a quem muito deve», considera esta empresa municipal portimonense.
Laurentino Cabaço nasceu no ano de 1943 em Zambujal, Loures. Desde os 11 anos que gostava de desenhar e pintar a guache. Alguns anos mais tarde pensou em desenvolver mais este seu pequeno talento e começou a apresentar se em pequenas exposições.
«Tino foi professor do ensino básico durante 40 anos. Após muitos anos de insistência dos seus alunos, amigos e familiares, apresenta-se em 1978 numa exposição mais séria para iniciados.Após esta apresentação passa então a dedicar mais tempo à pintura e à escultura», conclui a EMARP.
Veja aqui mais fotos: