Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Jorge Botelho e Jorge Queiroz, chefe de divisão de Cultura, Património e Museus

Tavira vai viver a Primavera com teatro, cinema, música, exposições ou conferências. Entre 20 de Março e 16 de Junho, 45 iniciativas, promovidas por 17 associações culturais tavirenses vão animar o concelho com propostas para todos os gostos.

A 3ª edição do “Viva a Primavera” foi apresentada esta quinta-feira e o presidente da Câmara de Tavira acredita que a programação, apesar de ser promovida por associações locais, tem potencial de «atração de públicos. É uma programação diversificada com música, poesia e conferências, que completa a programação cultural e desportiva que já se faz no concelho».

Jorge Botelho explicou que, para a realização deste programa, foi concedido «um apoio monetário direto às associações de 67 mil euros, havendo ainda o apoio logístico no valor de 25 mil euros». Para o autarca, esta é «uma boa ideia, porque são iniciativas das associações locais, que são envolvidas na dinâmica do próprio concelho. Um concelho de Tavira cultural é aquilo que as associações do concelho quiserem».

Jorge Botelho fala com os representantes das associações culturais

Das propostas apresentadas pelas associações tavirenses, foram selecionadas 45, um número que teve em conta «o dinheiro disponível e o objetivo de evitar sobreposições de iniciativas. Tentámos fazer uma seleção que, quanto a nós, engloba as melhores propostas que encaixam na estratégia definida», acrescentou Jorge Botelho.

Além das 45 iniciativas desenvolvidas pelas associações culturais tavirenses, haverá ainda outros espetáculos promovidos pela Câmara Municipal, como a abertura do programa, marcada para 20 de Março, às 21h30, na Igreja da Misericórdia, com um concerto de piano a quatro mãos por Yan Mikirtumov e Alexei Eremine.

Também as comemorações do 25 de Abril, que terão um concerto de Paulo de Carvalho e a Mostra da Primavera, que se vai realizar entre 27 e 29 de Abril, integram a programação.

Tavira já tem um programa para a Primavera, um para o Verão, e fica a faltar um para os meses de Inverno. Jorge Botelho diz que esse é um objetivo, mas não para já. «Temos o objetivo de criar um programa trimestral para Inverno, mas, para ver luz do dia, precisamos de infraestruturas que estamos a reabilitar. Podíamos fazer iniciativas nas igrejas, mas é preciso mais do que isso, porque conforto térmico é muito importante para haver programação regular no Inverno», explica Jorge Botelho.

«O Verão em Tavira é um programa consolidado, a Feira da Dieta Mediterrânica surgiu há seis anos e também está consolidada, o “Viva a Primavera” também está a dar bons passos para se consolidar. Já o Inverno em Tavira será uma realidade, assim que haja condições para isso», conclui o autarca.

Cineclube de Tavira, Academia de Música de Tavira, Casa do Povo de Santo Estêvão, Sociedade Recreativa Musical Luzense, Casa Álvaro de Campos, Fado com História, Associações de artesanato de Tavira, Sociedade Orfeónica de Amadores de Música e Teatro de Tavira, Agecal – Associação dos Gestores Culturais do Algarve, Casa do Povo da Conceição, Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve, Associação Internacional de Paremiologia, Partilha Alternativa, Associação José Afonso, Armação do Artista, Grupo Coral Tavira, Associação Rock da Baixamar e Corpo de Escutas de Tavira são as associações que participam nesta programação.

 

Pode conhecer a programação completa do programa “Viva a Primavera” aqui.

 

Fotos: Fabiana Saboya|Sul Informação

sulinformacao

Também poderá gostar

pedreira palmeira 6|Pedreira Palmeira Monchique fechada NC|Pedreira Palmeira Monchique fechada NC-2|Pedreira Palmeira Monchique fechada NC-3|Pedreira Palmeira Monchique fechada NC-4|Pedreira Palmeira Monchique fechada NC-5|Pedreira Palmeira Monchique fechada NC-6|Pedreira Palmeira Monchique fechada NC-7|Pedreira Palmeira Monchique fechada NC-8|Pedreira Palmeira Monchique fechada NC-9|Pedreira Palmeira Monchique fechada NC-10

Intervenção na pedreira da Palmeira tem prioridade «elevada» e custa 93 mil euros

Pedreira da Nave, em Monchique, e pedreira em Santo Estêvão, Tavira, também foram incluídas
gd machados futsal fem

Jogadoras do Machados ganham Taça do Algarve em Futsal pelo 5º ano consecutivo

Veja a reportagem completa, em vídeo
Eleições Europeias

Autarcas algarvios estão contra proibição de anunciar obras até às eleições

Inauguração de novo parque de estacionamento em Vilamoura já teve de ser adiada