O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios vai ser assinalado amanhã, dia 18 de abril, com entradas gratuitas no Museu de Arte Sacra, em Monsaraz, e oferta de lembranças alusivas à monumentalidade desta vila medieval e às tradições seculares preservadas no concelho.
O Município de Reguengos de Monsaraz é uma das 113 autarquias do país que se associaram ao IGESPAR e ao ICOMOS Portugal para assinalar esta data e que em conjunto com cerca de 300 entidades vão organizar mais de meio milhar de atividades.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é subordinado ao tema “Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança”. Este ano assinala-se o 40º aniversário da Convenção do Património Mundial da UNESCO, a partir da qual se instituiu a lista do Património Mundial, pelo que se pretende chamar a atenção para a proteção e gestão do património.
Monsaraz foi um primitivo castro pré-histórico, mais tarde romanizado e ocupado sucessivamente por visigodos, árabes, moçárabes e judeus, até ser definitivamente cristianizado no séc. XIII.
Para além de todos os monumentos existentes nesta vila medieval, os turistas podem visitar gratuitamente o Museu de Arte Sacra entre as 9h e as 13h e das 14h às 17h, famoso pelo Fresco do Bom e Mau Juiz, pintura dos finais do século XV e descoberta em 1958 que representa a alegoria da justiça terrena, em que o bom e o mau juiz são os elementos principais e que evidenciam as fórmulas tradicionais de isenção e corrupção humanas.