Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Dois dos eventos mais relevantes de Castro Marim – a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Mártires e os Dias Medievais – foram levados a debate no passado sábado, dia 5, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, com a presença do executivo municipal, autarcas, comerciantes da vila, dirigentes associativos e população local.

Depois do bem-sucedido debate do ano anterior, relativo aos Dias Medievais, em que foram consensualizadas muitas das alterações introduzidas no evento deste ano, a autarquia de Castro Marim quis agora alargar o leque à Festa em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, «assente no princípio da secular tradição religiosa, que é a procissão, mas à procura de iniciativas e melhorias que atraiam novos públicos».

Neste sentido, foi então sublinhada a necessidade de rigor no carácter religioso da festividade e sugerido o investimento nas atividades desportivas, que foi já uma das fortes componentes das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires.

Devolver a comemoração, que agora se realiza num parque de estacionamento de Castro Marim, ao recinto da vila, foi outra das alterações sugeridas, «pese embora as condicionantes logísticas das quais dependerá a decisão», salienta a Câmara Municipal.

Sobre os Dias Medievais, a vice-presidente da Câmara Filomena Sintra começou por apresentar os resultados financeiros daquele que é o maior investimento cultural do concelho, sublinhando que «este é um investimento da câmara que está a servir para gerar dinheiro na economia local» e que a autarquia continuará a trabalhar em prol da sustentabilidade do evento.

Num debate participado, onde couberam também elogios a algumas das alterações introduzidas nos Dias Medievais de 2015, como a distribuição de pulseiras pelos moradores e trabalhadores dentro do recinto e o alargamento do evento a outros pontos da vila, destacaram-se questões ligadas à melhor organização do parqueamento automóvel, ao aumento do número de bilheteiras, à aposta na venda de bilhetes online e ao rigor histórico e enriquecimento do guarda-roupa.

O debate foi encerrado pela entrega de prémios do XII Concurso de Estabelecimentos Aderentes dos Dias Medievais, um dos estímulos à participação e envolvimento da comunidade no evento. Este ano, os três primeiros lugares, numa ordem crescente: “Tasca Medieval”, “Tradições e Aromas” e “Mini Mercado Rita Pena”.

«Queremos inovar e promover um maior desenvolvimento económico à volta destes eventos, mas sem desvirtuar a sua essência e respeitando a história, a cultura e a identidade de Castro Marim. Queremos que todos os castromarinenses se sintam envolvidos e participem ativamente na sua organização», declarou o presidente da Câmara Francisco Amaral, agradecendo a participação neste debate público, que acredita irá contribuir para o enriquecimento e o fortalecimento das marcas de Castro Marim.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Festival de Bandas realiza-se pelo 21º ano consecutivo em Castro Marim

O XXI Festival de Bandas realiza-se no próximo sábado, 8 de Julho, a partir

Sul Informação

Castro Marim celebra feriado municipal com concerto de Ala dos Namorados

A banda Ala dos Namorados vai estar em Castro Marim no dia 24 de

Sul Informação

Alunos de escolas do Baixo Guadiana participam num concurso de leitura em Castro Marim

Três dezenas de alunos de escolas de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de