Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O livro “Um Algarve com Sentidos”, de Carlos Alberto Osório, vai ser lançado no dia 12 de Dezembro, às 18h00, no auditório do Museu de Portimão, sala batizada com o nome de Júlio Bernardo, fotógrafo que inspira o livro. Esta será a obra de estreia da Platibanda, editora algarvia fundada em Novembro.

Além de uma de fotobiografia sobre a vida e obra multifacetada de Júlio Bernardo, onde se incluem diversos documentos do espólio familiar do artista, o livro também junta 30 fotos inéditas do fotógrafo portimonense, falecido em 2013, acompanhadas de 120 quadras originais do poeta popular Nautílio Martins.

«Pretende-se que seja uma obra que não só homenageie Júlio Bernardo pela excelência dos conteúdos, mas também da sua produção», segundo a Platibanda Editora.

A cerimónia de lançamento da obra contará com a presença de Carlos Alberto Osório, bem como do portimonense Nautílio Martins. Como oradores, foram convidados Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, e Nuno de Santos Loureiro, professor universitário e diretor dos ENFOLA – Encontros de Fotografia de Lagoa.

«Antes, durante e após a apresentação decorrerão alguns momentos culturais, com música ao vivo, uma performance teatral e degustação de petiscos tradicionais», ilustrou a editora da obra.

Esta primeira edição terá uma tiragem de 400 exemplares de «esmerada qualidade», com capa dura e formato 22 x 22 centímetros.

Carlos Alberto Osório é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra. Concluiu uma pós-graduação em Multimédia Educacional na Universidade de Aveiro e é mestre em Produção, Edição e Comunicação de Conteúdos Multimédia. Pertence ao quadro docente da Escola Secundária Poeta António Aleixo, onde é professor.

Paralelamente, desenvolve investigação na área da imagem fotográfica na região do Algarve. Publicou as obras “Francisco Oliveira: um fotógrafo de Portimão” e “Fonseca Dias (1874-1959) – Fotógrafo de Vila Nova de Portimão”.

Além disto, já publicou, no Sul Informação, três artigos relacionados com a história de Portimão: um sobre o pimeiro aviador que sobrevoou a cidade, outro sobre a passagem do fotógrafo benfiquista Roland Carlos de Oliveira por Portimão e um último sobre Armonilo Massa Vaz, o homem-aranha, que subiu à torre da igreja da cidade em 1927.

Quanto à jovem Platibana Editora, foi criada com o objetivo de «emoldurar de forma percetível a poesia, a fotografia e o património natural e construído em todo o território algarvio».

A obra conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Portimão, da Direção Regional da Cultura, da Câmara Municipal de Lagoa e da Junta de Freguesia de Ferragudo, bem como do restaurante Taberna da Maré e da agência de serviços e contabilidade Rufalgarve.

sulinformacao

Também poderá gostar

imagem vencedora

João Rodrigues distinguido no maior concurso mundial de fotografia dos oceanos

Concurso "Underwater Photographer Of The Year 2019" contou com cerca de 5000 imagens de
timo dillner_4|timo dillner_1|timo dillner_2|timo dillner_3|timo dillner_5

Timo Dillner mostra «Novos Deuses ateiam Fogos» na EMARP em Portimão

Esta é a segunda vez que o artista alemão expõe em Portimão
João-Mariano_01|João Mariano_07

Exposição do fotógrafo João Mariano nomeada para o Prémio Autores SPA|2019

A exposição foi o resultado de um projeto de João Mariano, que vive e