“Encontro com a História”, uma reunião científica de carácter internacional que tem como objetivos «homenagear uma geração de Mestres que marcou profundamente as gerações que se seguiram de arqueólogos e historiadores» e refletir sobre alguns dos temas que estes pioneiros trataram e as novas vias de investigação que abriram, como no caso da arqueologia medieval, está marcada para amanhã e sábado, dias 17 e 18 de Junho, no Cine Teatro Marques Duque, em Mértola.
No primeiro dia, sexta-feira, dia 17, às 11h00, terá lugar a sessão solene em que, após as intervenções das autoridades presentes (reitores das Universidades de Évora, Algarve e Coimbra, diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, diretora regional da Cultura e presidente da Câmara Municipal de Mértola), será feita a homenagem aos Professores António Borges Coelho, José Luís de Matos, José Mattoso, Jorge de Alarcão, Cláudio Torres e Juan Zozaya.
Durante a tarde, será feita uma visita aos principais museus e monumentos da vila de Mértola.
No sábado, 18 de junho, terá lugar o encontro científico propriamente dito, com quatro sessões temáticas: “Território e povoamento”, “O aproveitamento dos recursos”, “Formas de habitar e amanhar a terra” e “O quotidiano e os seus artefactos”.
Após a conclusão dos trabalhos, será assinado um Acordo de Colaboração entre a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e o Campo Arqueológico de Mértola para o desenvolvimento, em Mértola, de cursos de 2º e 3º ciclos (mestrados e doutoramentos) e serão apresentadas as Atas do X Congresso Internacional sobre a Cerâmica Medieval no Mediterrâneo e o nº 13 da Revista Arqueologia Medieval. Distância
Esta iniciativa do Campo Arqueológico de Mértola conta, para a sua organização, com a parceria do novo Centro de Estudos em Arqueologia e Ciências do Património (FCT), das Universidades de Coimbra, Algarve, Évora e Nova de Lisboa, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do Instituto de Estudos Medievais.
Conta, igualmente, com o apoio da Direção Regional da Cultura do Alentejo, o CITCEM da Universidade do Porto e a Câmara Municipal de Mértola.
O Comité Científico é composto por Fernando Branco Correia, Filomena Barros, Helena Catarino, Hermenegildo Fernandes, João Pedro Bernardes, Luís Filipe Oliveira, Maria da Conceição Lopes, Mário Barroca, Santiago Macias, Susana Gómez Martínez, Virgílio Lopes.