Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Uma porta em ferro, provisória, foi colocada na Ermida de Nossa Senhora do Pilar, em Algoz, para a proteger de novos atos de vandalismo, numa iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve e da Fábrica da Igreja do Algoz.

Tendo em conta que a ermida, do século XVII, está classificada como Imóvel de Interesse Público, o projeto foi aprovado pela Direção Geral do Património Cultural. A porta original, em madeira, vai ser recuperada para depois ser reintegrada no local.

«Ao tomar conhecimento do estado de degradação da Ermida, que havia sido assaltada e vandalizada, a Direção Regional de Cultura assumiu o custo de uma porta, em ferro, numa intervenção de emergência, uma vez que o imóvel se encontrava desprotegido e sujeito a novos atos de vandalismo», explica este organismo.

Além desta ação de proteção da Ermida, foram reforçadas as condições de vigilância e segurança deste antigo templo, recorrendo ao recente protocolo de cooperação entre a Direção Regional de Cultura e a GNR.

Desde o dia 20 de maio, os bens culturais imóveis do Algarve contam com a colaboração do Comando Territorial de Faro da GNR para ações de vigilância e sensibilização, estando a Ermida de Nossa Senhora do Pilar «identificada no grupo de imóveis de risco e vulnerabilidade face à sua localização algo isolada».

A Ermida contará, em breve, com «novas ações de proteção, salvaguarda e valorização», a serem desenvolvidas pela Comissão Nossa Senhora do Pilar, constituída para o efeito, em parceria com a Fábrica da Igreja, a Junta de Freguesia do Algoz e Câmara Municipal de Silves.

Esta Comissão já se reuniu com a Direção Regional de Cultura, dando conta das iniciativas que está a promover para voltar a tornar possível a fruição deste monumento.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

“Perspetivas” de artistas de cinco continentes juntam-se em Sagres e Milreu

A exposição “Perspetivas 8º56´53.6”W | 37º00´03.3”N”, que junta artistas dos cinco continentes, é inaugurada

Sul Informação

Terras sem Sombra acaba este sábado e (ainda) é tempo de recordar uma das suas jornadas mais emotivas

Agora que está a chegar ao fim a edição de 2017 do Festival Terras

Sul Informação

Portimão aproveita as noites amenas de Verão para dar a conhecer o seu património edificado

O património histórico edificado de Portimão vai ser dado a conhecer em passeios culturais