Matthew Pope, investigador do Instituto de Arqueologia da Universidade de Londres e presença regular da série documental da BBC «Digging for Britain», é o convidado para duas palestras promovidas pela Associação Arqueológica do Algarve, no dia 7 de Fevereiro, em São Brás de Alportel e em Lagoa.
A vinda do arqueólogo britânico ao Algarve tem a ver com a descoberta, no ano passado, de vestígios de ocupação humana do Paleolítico Médio, de há mais de 40 mil anos, atribuíveis ao Homem de Neandertal, numa gruta junto à ribeira de Boina (afluente do Arade), aquando do início das obras da ETAR da Companheira, tal como o Sul Informação então noticiou em primeira mão.
A primeira palestra está marcada para as 14h30, no Museu do Trajo de São Brás de Alportel, seguindo-se às 17h45, nova intervenção de Matt Pope, no Convento de São José, em Lagoa. Ambas as palestras são em inglês.
Matt Pope liderou escavações arqueológicas no Sul da Grã-Bretanha e ainda nas ilhas anglo-normandas (nomeadamente Jersey) na última década e meia. Desde 2009 que explora zonas do Canal da Mancha, entre o Sul de Inglaterra e o Norte de França, onde há registos de ocupação pelo homem de Neandertal de há 200 mil anos.
O investigador tem procurado perceber a forma como os primeiros seres humanos organizaram a sua estratégia de sobrevivência, durante a Idade do gelo, e como desenvolveram ferramentas de caça.