A exposição “Jordânia”, do fotógrafo e arqueólogo Pedro Barros, abre no dia 16 de Março, às 15h30, no Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira, onde poderá ser vista até dia 15 de Julho.
A mostra é composta por dezoito fotografias que retratam o Reino Hashemita da Jordânia, país de grandes contrastes geográficos, situado num importante eixo estratégico, entre o Mediterrâneo e a Arábia, tal como as regiões vizinhas do Egito e da Mesopotâmia que desenvolveram, igualmente, civilizações urbanas, pelo menos, desde há 3000 a.C.
O esplendor da herança cultural e histórica da Jordânia encontra-se bem documentado nos impressionantes testemunhos arqueológicos, entre os quais Petra, capital político-religiosa dos Nabateus, nação árabe pré-islâmica, contemporânea do mundo greco-romano, que hoje constitui a joia turístico-cultural do país.
As imagens, que refletem paisagens de grande beleza, são contextualizadas com um texto sobre o país, legendadas por pequenos resumos explicativos em português e inglês da autoria de Álvaro Figueiredo.