Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A exposição “In Situ”, com obras do 1º Encontro Criativo, organizado pela associação Via Criativa, em Agosto, em Via Glória (Mértola), está patente até dia 16 de Dezembro, na Casa das Artes Mário Elias, naquela vila alentejana. 

“In Situ” significa, em latim, no local, e foi o mote «para um evento inserido num território rico em património e tradições, tais como os ciclos do pão e da lã», diz a Câmara de Mértola.

O encontro consistiu em workshops criativos, visitas de campo, testemunhos de habitantes locais, concertos e na exposição final, decorrida na antiga escola primária, agora reposta na Casa das Artes Mário Elias.

Esta contou com a participação dos criativos portugueses Alexandra Cabral, Cristina Salvador, Hugo Queirós, Margarida Palma e Teresa Serpa, e também dos espanhóis Carmen Carmona e Javier Hidalgo e da francesa Sevérine Bourguignon.

As obras de design, escultura, moda, arte têxtil, ilustração e fotografia resultaram da inspiração na cultura local, especialmente na sua história, arquivos, património e ambiente.

Embora produzidas noutros contextos e locais, as obras de Cristina Salvador e Teresa Serpa foram incluídas, por aludirem ao imaginário do interior rural.

A associação Via Criativa é uma associação de desenvolvimento local fundada em 2015, sem fins lucrativos, que pretende revisitar a cultura local à luz do design, criando convergências entre as artes e ofícios tradicionais e as indústrias criativas.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Odemira_17

Odemira expõe “Colisão”

A exposição de arte contemporânea experimental “Colisão” vai estar patente, de 13 de Dezembro

Presépio Tradicional Português

Moradores do centro histórico de Santiago do Cacém organizam-se para defender a tradição do Presépio Português

«A arte do Presépio Tradicional Português está a definhar e corre o risco de

Turismo do Alentejo e Ribatejo

“365 Alentejo-Ribatejo” é lançado esta sexta-feira

O programa “365 Alentejo-Ribatejo”, que quer criar um calendário anual de eventos «consistente e