Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A exposição “Vida no Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António”, que tem 80 fotos de Agostinho Gomes sobre a vida nesta reserva natural, foi inaugurada ontem, dia 2 de Fevereiro, na Casa do Sal, em Castro Marim.

A “Vida no Sapal” é «uma exposição inédita de uma reserva com o maior número de espécies de aves do país, resultado de muitas horas e dias de espera e observação», revela a autarquia castromarinense.

Esta mostra é, também, uma «ação de sensibilização para a biodiversidade e necessidade de proteção das espécies existentes nesta área de importância internacional, cujo objetivo é “conhecer para proteger”, na lógica do “pensar global, agir local”», acrescenta.

Francisco Amaral, presidente da Câmara de Castro Marim, a vice-presidente da mesma autarquia Filomena Sintra, Rosa Madeira, da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA, e Luís Rodrigues, da Cooperativa Terras de Sal, estiveram presentes na apresentação.

«Preservar é uma obrigação de todos. Mais do que educar as crianças há que educar os adultos a sentirem o espaço e o meio ambiente como sua casa. A beleza e diversidade destas espécies ainda persiste, à conta dos guardiões na natureza. Quantos de nós, que aqui vivemos, já desligamos o nosso telemóvel e fomos simplesmente sentir aquela paz?», disse Filomena Sintra.

«O ambiente é um todo. A nossa sensibilidade ambiental está em todos os nossos atos. Na forma como depositamos resíduos, separamos lixos ou respeitamos a água tratada que nos chega às torneiras» acrescentou.

Para assinalar esta ação e estimular a aumento o número de visitantes, «foram oferecidos rouxinóis de água para quem trouxesse, no mínimo, 10 pessoas para observar, sentir e contemplar a riqueza do espaço natural», conta a Câmara de Castro Marim.

No âmbito desta exposição, a autarquia pretende realizar também outras iniciativas, como passeios pela reserva e fotográficos, encontros de música e poesia e ainda dias de observação, guiados pelo fotógrafo Agostinho Gomes, com o lema “Ornitólogo por um dia”.

A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA está integrada na Rede Nacional de Áreas Protegidas, que no seu conjunto integram o território de abrangência da marca Natural.pt, propriedade do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Nesta também se desenvolvem atividades humanas relacionadas com a presença da água, «sendo a salicultura a principal atividade económica desta zona húmida».

A exposição, que surge no âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas e do programa de educação ambiental da Bandeira Azul 2017, está patente até dia 3 de Março, estando aberta todos os dias, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

“Tributo ao Povo” motiva Encontro Etnográfico Amendoeiras em Flor em Altura

As ruas do centro de Altura (Castro Marim) recebem no dia 29 de Julho,

Sul Informação

Crianças e jovens vão dançar no Revelim de Santo António

A 5ª Gala de Dança de Castro Marim realiza-se no próximo domingo, 16 de

Sul Informação

As “passinhas do Algarve” na seca de 1875, ou o retrato social e económico da região – Castro Marim e que lições foram tiradas?

Castro Marim foi o último concelho visitado pelo governador civil José de Beires, regressando