Cinco anos depois, Faro vai voltar a apresentar os Anais do Município. Trata-se da 38ª edição dos Anais do Município de Faro, que vai ser apresentada no próximo dia 23 de Setembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal de Faro, numa sessão que contará com a presença do presidente da Câmara Rogério Bacalhau e do diretor da publicação, Joaquim Romero Magalhães.
A Câmara de Faro considera que se trata «de um grande dia, pela recuperação de uma publicação que, em 2011, se havia interrompido por razões financeiras». A apresentação abre as comemorações, em Faro, das Jornadas Europeias do Património.
«Há de facto uma expetativa assinalável à volta desta edição dos anais, porquanto é manifesta a riqueza e a variedade dos artigos que constituem este XXXVIII volume que, recorda-se é dirigida pelo prestigiado professor Joaquim Romero Magalhães», salienta a autarquia.
Foram colaboradores nesta nova edição dos Anais José Eduardo Horta Correia, António Ventura, Joaquim Romero de Magalhães, Isabel Cruz, Luís Filipe Oliveira, Daniel Santana, Luís Cardoso de Meneses, Dália Paulo, Marco Sousa Santos, Marco Lopes, Nuno Teixeira, Lina Vedes e José Matos Guita.
A revista Anais do Município de Faro conta já perto de 50 anos, ao longo dos quais tem procurado dar o devido destaque à história, ao património e à cultura da cidade e do concelho, preservando a sua Memória.
A Câmara Municipal da capital algarvia destaca a «importância de uma publicação regular como esta, não só para o concelho, como para o Algarve, por ali se encontrarem gravadas as mais recentes investigações e testemunhos de um passado mais ou menos longínquo».
Por outro lado, a revista «permite aos investigadores cumprirem a sua função social de divulgação alargada dos seus trabalhos».
Os anais apresentam um mosaico de factos e memórias de Faro e das suas gentes, ou como refere no seu texto de abertura o presidente da Câmara, «um fresco de Faro para os leitores de hoje e de amanhã».