Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A cidade de Beja recebe, a partir de segunda-feira, a Feira do Livro – Solstício das Palavras, iniciativa da Câmara Municipal para celebrar, ao longo de uma semana, “a palavra escrita, lida, dita e cantada”.

A 2.ª Feira do Livro – Solstício das Palavras, que vai decorrer entre os dias 19 e 25 de Junho, é organizada pelo município alentejano, em parceria com a ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo e outras entidades.

“O nosso objetivo é trazer os livros para a rua e para o espaço público, indo ao encontro dos cidadãos, permitindo uma aproximação maior entre estes e os livros e tudo aquilo que rodeia os livros”, disse o presidente da Câmara de Beja Paulo Arsénio.

O autarca frisou ainda que Beja “é uma cidade muito conhecida pelo prestígio da Biblioteca Municipal José Saramago, que tem muita qualidade e é uma referência entre as bibliotecas nacionais”.

“E, nesta edição da Feira do Livro, temos um programa que honra a Biblioteca Municipal José Saramago e a cidade de Beja naquelas que são as nossas tradições literárias”, acrescentou.

A 2.ª Feira do Livro – Solstício das Palavras, que alterna na agenda cultural de Beja com o festival Palavras Andarilhas, terá lugar em vários locais da cidade, nomeadamente nas ruas das Portas de Mértola e Capitão João Francisco Sousa.

Segundo Paulo Arsénio, o certame contará com 13 bancas de vendas de livros, algumas instaladas em lojas do comércio tradicional “que estão fechadas e que vão reabrir para o efeito”.

O evento, que arranca na segunda-feira, mas só é inaugurado oficialmente na quarta-feira, contará também com uma mostra de artesanato e conversas com autores como Ondjaki, José Eduardo Agualusa, Rafael Gallo ou Nuno Nepomuceno.

O programa inclui ainda a celebração dos centenários de Natália Correia, Urbano Tavares Rodrigues e Mário Cesariny, performances literárias, uma tertúlia com os poetas Andreia Faria e André Osório e a apresentação do “Roteiro Literário Mariana Alcoforado”.

Para quarta-feira, às 19h00, está agendada a apresentação da quarta edição do Prémio Literário Joaquim Mestre, promovido pela ASSESTA em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio da Câmara de Beja, e que visa “promover, defender e valorizar a língua portuguesa e a identidade e diversidade cultural da região Alentejo”.

Durante os dias de feira estarão também patentes as exposições “O mais belo fim do mundo”, de José Eduardo Agualusa, “Mulheres e resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas”, organizada pelo Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, “Este silêncio que se ouve e que se escreve”, do Movimento IP2N4-Art, “As mãos”, de Nazareth, e “Azul”, de Vanda Palma.

 

Da programação destacam-se os escritores Ondjaki, José Eduardo Agualusa, Rafael Gallo, e a celebração dos centenários de Natália Correia, Urbano Tavares Rodrigues e Mário Cesariny. Serão celebradas as Vidas Literárias de Nuno Nepomuceno, Ana Cristina Silva, António Bagão Felix, Ana Paula Figueira e Joseia Matos Mira. Haverá tertúlias com os poetas Andreia Faria e André Osório, uma tertúlia sobre tradução com Gilda Encarnação e a apresentação do Roteiro Literário Mariana Alcoforado, com Marta Páscoa e António Cunha.

Na moderação destas conversas estarão José Mário Silva, Maria Flor Pedroso, Ricardo Viel, Elsa Ligeiro, Martinho Marques, Miguel Cardoso Pereira, Carlos Almeida e Leonardo Freitas.

 



sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação 600x350

Cuba: abertas inscrições para Prémio Literário Fialho de Almeida

As inscrições estão abertas até 15 de Janeiro
Sul Informação

Serpa recebe exposição de aguarelas de Kaihan Hamidi

Exposição pode ser visitada até ao dia 29 deste mês
Sul Informação 600x350

Serpa recebe exposição de aguarelas de Kaihan Hamidi

Exposição pode ser visitada até ao dia 29 deste mês