Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Centro Interdisciplinar em Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) da Universidade do Algarve acaba conseguir um novo financiamento de 15 mil dólares através do Hill-Urbina Conservation Fund.

Este financiamento vem consolidar o projeto colaborativo entre o ICArEHB e o Earthwatch Institute e será aplicado na realização de novas escavações arqueológicas nos concheiros pré-históricos de Muge, em Salvaterra de Magos, com cerca de 8 mil anos.

O projeto, liderado por Nuno Bicho, Célia Gonçalves, Lino André e João Cascalheira, tem como objetivo fundamental «compreender melhor um momento importante na história da evolução humana no Centro de Portugal – o aparecimento das primeiras comunidades de agricultores e o desaparecimento das últimas sociedades caçadoras-recoletoras».

Os concheiros de Muge são o maior complexo de concheiros do Mesolítico da Europa e foram identificados no século XIX, pelo geólogo Carlos Ribeiro.

São assim designados por corresponderem a colinas artificiais, onde se estabeleceram sazonalmente comunidades de caçadores-recoletores, que faziam da apanha de moluscos uma das suas principais atividades.

A investigação conduzida por Nuno Bicho naquele sítio arqueológico contraria a ideia de que os montes de conchas foram sendo depositados ao longo de milénios. Além disso, a equipa entende que a comunidade de caçadores-recoletores que ali se instalou era socialmente mais complexa do que se pensava.

sulinformacao

Também poderá gostar

Novas Instalações Direção Regional de Cultura

CIAC da Universidade do Algarve traz discussão sobre redes culturais a Faro

A sessão “2CN-CLab Talks – Cultura, Redes e Política: Carta Cultural Ibero-americana” vai promover

Algarve Design Meeting Festival Videomapping (25)

8ª edição do Algarve Design Meeting já tem data marcada em Maio

A oitava edição do Algarve Design Meeting vai decorrer de 22 a 26 de

26 Loulé Museu de Arqueologia15

«Mais de 75 mil pessoas» já visitaram a exposição “LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades”

A exposição “LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades”, patente no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa,