A Fundação Millennium bcp e a Fábrica da Igreja de São Pedro de Faro vão assinar este sábado, 4 de Novembro, às 17h00, um protocolo de colaboração para a conservação e restauro da tela que emoldura o altar de Nossa Senhora da Vitória, naquela igreja da capital algarvia.
Esta tela pintada, denominada “Boca de Cena”, e que emoldura o altar, é considerada Património Integrado do Monumento de Interesse Público que é a própria Igreja de São Pedro, revela a Direção Regional de Cultura do Algarve.
A obra está «em mau estado de conservação», pelo que «impossibilita a fruição do conjunto com o Altar de Nossa Senhora da Vitória, uma marca do estilo Rococó em Faro».
A intervenção de conservação e restauro permitirá o melhoramento desta capela.
«A intervenção terá como base a autenticidade e integridade do conjunto e permitirá uma maior fruição da estética do conjunto», mantendo «a sua função de culto religioso», acrescenta a Direção Regional.
No Algarve, ao nível da conservação e restauro do património, a Fundação Millennium bcp já patrocina grande parte da despesa da obra de restauro da torre albarrã do Castelo de Paderne, atualmente em curso.
Identificação
Descrição: Tela pintada representando “Boca de Cena”, que emoldura o Altar de Nossa Senhora da Vitória, na Igreja de São Pedro, Faro
Localização: Igreja de São Pedro, Faro
Dono da obra: Igreja de S. Pedro
Técnica: Óleo sobre tela.
Dimensões: Grosso modo, dois triângulos superiores, com 2,5 m x 4 m e dois retângulos laterais com 5 m x 0,45 m
Autoria: Desconhecida
Datação: Séc XVIII