O Grupo Coral da Universidade do Algarve (UAlg) vai apresentar o 1º concerto «O espírito do passado» no próximo sábado, dia 5 de Novembro, às 16h00, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, em Vila do Bispo. Já o 2º concerto está marcado para o dia 4 de Dezembro, na Fortaleza de Sagres.
Cada concerto será constituído por uma primeira parte dedicada a Momentos do Passado, com um repertório da idade média e renascimento, com composições de autores anónimos dos séculos XV e XVI, Cancioneiro do Palácio, Cancioneiro de Uppsala, Juan del Encina, entre outros.
Haverá também uma segunda parte que reflectirá o Algarve como zona de turismo, dedicada a Momentos do Presente, que incluirá uma viagem virtual por diferentes países, através de temas musicais bem conhecidos e adaptados para grupo coral.
Os concertos vão incluir ainda elementos musicais de transição entre aquelas duas partes, com músicas de cariz mais tradicional ou popular, com arranjos de Sampaio Ribeiro, Lopes Graça, Ivelina Pereira, de José Afonso, e música de cariz mais erudito, sacra ou profana, com repertório de compositores do período barroco, clássico e romântico, como G. B. Pergolesi, Mozart, Gluck, Beethoven, Shubert, C. Frank, entre outros.
Os concertos «O espírito do passado» estão integrados no programa anual da Direção Regional de Cultura do Algarve, DiVaM 2016 – O Espírito do Lugar.
Sobre o Grupo Coral da UAlg:
Por Despacho Reitoral de 12 de outubro de 2012 foi criado o Grupo Coral da Universidade do Algarve, com o objectivo de promover fora e dentro da Academia a música coral.
Sob a direção artística da maestrina Ivelina Kavrakova – Pereira e acompanhamento ao piano pela Professora Raquel Correia, o grupo coral é um coro misto com vozes femininas e masculinas, que interpreta a capella ou com acompanhamento instrumental obras corais e peças harmonizadas e adaptadas para coro.