José António Martins vai apresentar o seu projeto de investigação “A Biblioteca do Bispo D. Fernando Martins Mascarenhas e o Saque de Faro (1596)”, no próximo dia 16 de julho, às 16h00, no Centro de Interpretação de Vila do Bispo.
Trata-se de uma investigação sobre um episódio ocorrido no ano de 1596, quando o Conde de Essex, Robert Devereux, assaltou a cidade de Faro.
Nessa ocasião, entre outras situações, foi saqueada a biblioteca de um dos Bispos mais proeminentes do Algarve, D. Fernando Martins Mascarenhas (1548 – 1628).
O prelado foi uma das figuras mais notáveis da cultura portuguesa do seu tempo e a sua biblioteca era composta por obras de grande destaque.
Depois de ter sido levada para Londres, em 1602 foi incorporada na Bodleian Library, situada em Oxford.
Foi este acontecimento que deu origem a uma investigação que está em curso e que está a ser levada a cabo por José António Martins, mestre em História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Além deste projeto, José António Martins é, ainda, autor de várias obras sobre a presença do Infante D. Henrique no Algarve, sobre a história dos brinquedos e sobre história local, que serão, também, dadas a conhecer a todos os interessados.
A entrada é livre.