Um dos vinte quadros da coleção de arte de Manuel Teixeira Gomes, depositados no Museu Municipal de Portimão, será de Rembrandt ou, pelo menos, saído do seu ateliê. Esta é a conclusão surpreendente do professor, escritor e investigador algarvio José Pacheco, apresentada no seu livro “Manuel Teixeira Gomes – numa sublime cruzada em busca do Belo”, que vai ser apresentado no domingo, 6 de Dezembro, às 16h00, no Auditório do Museu Municipal de Portimão.
Nesta obra, José Pacheco acompanha Manuel Teixeira Gomes nas suas viagens, apresentando as cidades, museus, monumentos e obras de arte que o escritor e político percorreu e observou, deslumbrando-se com o belo.
Apresenta, ainda, um conjunto de obras da coleção privada de Manuel Teixeira Gomes, a maior parte delas depositadas em museus, como é o caso do Museu Municipal de Portimão, do Museu de Arte Contemporânea e do Museu da Arte Antiga.
José Pacheco vai mais longe e, estudando algumas das obras, conseguiu descobrir a autoria de parte dos quadros, com conclusões surpreendentes, nomeadamente a presumível autoria de Rembrandt (ou de alguém do seu ateliê) num dos quadros depositados no Museu de Portimão.
Esta e muitas outras surpresas sobre Manuel Teixeira Gomes na sua busca pela arte e pelo belo são divulgadas nesta obra, que é lançada pela Arandis Editora e conta com o Alto Patrocínio do Museu da Presidência da República e do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, sendo uma das iniciativas integradas nas Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.
Quem é José Pacheco?
Natural de Lagos, Algarve (1954). Licenciou-se em Design de Comunicação na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1980), fez um mestrado em História da Arte na Universidade Nova de Lisboa (1990) e doutorou-se em Ciências da Arte na Universidade de Lisboa (2006).
Com um longo percurso profissional ligado ao design gráfico e à imprensa escrita, dirigiu, desenvolveu e colaborou em inúmeros projetos para editoras, empresas jornalísticas e ateliês de Comunicação Visual.
Como investigador, tem centrado os seus esforços no âmbito da teoria e história do design gráfico e da imprensa em Portugal, daí resultando a publicação de várias obras e artigos científicos, bem como o Prémio João Branco, com que foi distinguido pela Universidade de Aveiro, em 2007.
No âmbito do ensino, leciona desde 1981 e presentemente é professor no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.