Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Museu dos Perdigões-peça encontrada nas escavações (6)O Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) da Universidade do Algarve, em colaboração com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, a Herdade do Esporão e a Era Arqueologia SA, vai promover o Dia Aberto no Complexo Arqueológico dos Perdigões, a 6 de Agosto próximo.

O Complexo Arqueológico dos Perdigões, situado na Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, abre as suas portas a todos os que quiserem saber mais sobre o período Neolítico e Calcolítico e sobre um dos mais fascinantes sítios da arqueologia portuguesa.

Haverá uma visita guiada à escavação arqueológica (9h30) e uma palestra dedicada ao tema «Perdigões e o “Canto do Cisne” dos recintos de fossos pré-históricos» (12h00), seguida de visita às caves do Esporão e beberete.

Há mais de 5 mil anos, os Perdigões eram um importante santuário para onde convergiam populações vindas de várias regiões, para aí realizar rituais ligados à morte, ao culto dos antepassados e ao mundo simbólico.

Desde há 18 anos que o projeto dos Perdigões tem vindo a ser investigado, sob a responsabilidade de António Valera, investigador integrado do ICArEHB, e é na atualidade um dos projetos mais profícuos dedicados ao conhecimento da realidade dos recintos de fossos da Pré-História recente ibérica.

As inscrições devem ser feitas até dia 4 de Agosto, através dos emails turismo@cm-reguengos-monsaraz.pt ou geral@era.arqueologia.pt.

Complexo arqueológico dos Perdigões (4)

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Centro de Arqueologia da Universidade do Algarve ganha financiamento para projeto inédito

O Centro Interdisciplinar em Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB), da Universidade do

Sul Informação

Arqueólogo algarvio vai continuar a estudar a evolução dos primeiros humanos modernos em Moçambique

O investigador Nuno Bicho, coordenador do Centro de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano

Sul Informação

Já abriu a exposição «LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades» no Museu Nacional de Arqueologia

A exposição «LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades» abriu esta quarta-feira, 21 de Junho, no Museu