A Fortaleza de Sagres irá acolher “Barcos de Areia”, uma Performance/Dança/Instalação, no próximo domingo, dia 15 de maio, às 17 horas, integrada no ciclo Patri Per Form do programa cultural DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos.
Produzida pela Associação Cultural Dancenema, esta é uma co-criação de duas jovens coreógrafas, Thora Jorge e Sara Palácios, que teve como ponto de partida a pesca artesanal.
«Além de ser um universo simbolicamente muito marcado na história e imaginário do país à “beiramar” plantado, a pesca remete-nos para modos de vida particulares, muitas vezes fantasiados por serem desconhecidos», explicam as coreógrafas.
Partindo de um trabalho etnográfico com a recolha de histórias de vida, ferramentas de trabalho usadas atuais e antigas, captação de imagens e sons, as coreógrafas rodearam-se do material físico e emocional de homens e mulheres que trabalham e vivem com e do mar.
Trata-se de um ponto de vista de uma geração recente que pertence ao imediato e à azáfama da cidade, uma geração já afastada desta realidade e que abre várias outras formas de olhar para a nossa cultura e a sua essência.
«A performance interage com o indivíduo convidando-o a entrar numa e em várias perspetivas da cidade, da cultura, trabalhando o particular para perspetivar o todo», explicam ainda.