Uma visita guiada pelo próprio atleta Carlos Cabral pela exposição retrospetiva da sua carreira desportiva, marcada para as 11h00 e as 15h00 de dia 16 de Abril, no Estádio Municipal, será o ponto alto das comemorações, em Lagos, do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
Para participar nestas visitas comentadas à exposição «Carlos Cabral – 50 anos de glórias desportivas», os interessados devem inscrever-se até ao dia 14 de abril, no Museu Municipal Dr. José Formosinho, através do telefone 282 762 301 ou do email museu@cm-lagos.pt.
Este ano, o tema do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de abril, é “Desporto, um Património Comum”. O Município de Lagos vai, uma vez mais, associar-se a esta iniciativa e organizou um programa de atividades em torno desta temática, que acontece entre os dias 16 e 24 de abril.
Assim, também no dia 16, mas às 21h30, haverá o concerto “Barroco em Talha Dourada”, na Ireja de Santo António. O palco é um edifício genuinamente barroco, classificado como Monumento Nacional desde 1924. O ciclo resulta de uma parceria entre a autarquia e a Academia de Música de Lagos. O acesso é gratuito, mas condicionado ao número de lugares sentados (80).
17 de Abril será um Dia Aberto no Museu e no Forte da Bandeira, com entrada gratuita, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
No dia 23, entre as 15h00 e as 18h00, decorrerá a visita orientada “A História do concelho contada pelo seu Património”, que tem como ponto de encontro a Avenida dos Descobrimentos (perto dos CTT). Trata-se de uma visita orientada ao património natural e religioso das vilas de Odiáxere e da Luz, inserida no ciclo «Passeios com História – 2016».
O acesso é gratuito, mas a inscrição prévia obrigatória tem que ser feita até oito dias antes do evento. Informações e inscrições através do Posto de Informação Turística e Municipal, pelo telefone: 282763031 ou email pim@cm-lagos.pt.
Uma caminhada de oito quilómetros, denominada Rota do Património Desportivo, que começa às 10h00 e termina às 13h00, com partida do Estádio Municipal, é a proposta para dia 24 de Abril.
A caminhada é aberta à comunidade em geral, que tem como finalidade dar a conhecer alguns dos equipamentos desportivos da cidade, numa perspetiva cultural e desportiva.
O acesso gratuito, mas com inscrição prévia obrigatória (até dia 8 de abril). Informações e inscrições através do Museu Municipal Dr. José Formosinho, telefone: 282770020 ou email museu@cm-lagos.pt.
A organização recomenda o uso de protetor solar e calçado confortável, bem como a posse de água e de alimentos energéticos.
Entretanto, entre 18 e 24 de Abril, haverá peças em destaque no Museu Municipal Dr. José Formosinho, junto às quais será colocado um distintivo alusivo à temática do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios deste ano, aludindo à relação entre o tema e a peça. Na página de Facebook do Museu, será disponibilizada informação sobre as peças.
A temática deste ano – “Desporto, um Património Comum” – lançada pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), tem como objetivo prioritário o enaltecimento da importância cultural e social do desporto, assinalando «o papel insubstituível de inúmeras associações, clubes, autarquias, museus e outras organizações, públicas e privadas, na formação e consolidação da identidade de comunidades»1, e o realçar das diferentes formas de património associado ao desporto (edifícios, locais, tradições, práticas e objetos de diversas naturezas).
Acima de qualquer outra finalidade, está em causa a necessidade de «alertar e sensibilizar para a importância do conhecimento, da proteção e da valorização do património».
As temáticas escolhidas para este ano dão azo a que se prepare uma multiplicidade de atividades, alusivas a vários tipos de património. Sob o mote “Desporto, um Património Comum”, podem ser evocados «estádios, pavilhões gimnodesportivos, piscinas, equipamentos escolares, museus, hipódromos, circuitos, sítios e artefactos arqueológicos, aparelhos desportivos, trajes e acessórios, troféus, cartazes, pinturas, esculturas, postais, selos, jornais, fotografias, filmes, arquivos de imagem e de som, jogos tradicionais».