Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Lagos comemora, a 27 de Outubro, o Dia do Município e, para assinalar a data, haverá uma visita de uma comitiva de Alcácer Quibir, cidade com a qual Lagos celebrou um acordo de geminação, e um concerto de Paulo de Carvalho. 

Este ano as comemorações, que se desenrolam entre os dias 26 e 28 de Outubro, iniciam-se dentro de um espírito mais internacional, uma vez que a primeira iniciativa diz respeito à receção oficial da comitiva de Ksar El Kebir (Alcácer Quibir) e formalização do Acordo de Geminação.

A comitiva será recebida no Auditório dos Paços do Concelho Século XXI, no dia 26, às 11h30. Lagos geminou-se com Alcácer Quibir (Ksar El Kebir) no início deste ano, momento que o Sul Informação acompanhou, em Marrocos.

Este acordo de geminação «tem como objetivo principal o desenvolvimento de vínculos permanentes entre ambos os Municípios, conducentes ao aprofundamento do conhecimento das identidades culturais locais, em termos de tradições, costumes, memória histórica e património, ao intercâmbio de atividades e eventos culturais, patrimoniais e artísticos e à participação conjunta em projetos de interesse comum», explica a Câmara de Lagos.

No dia 26, às 21h30, Paulo de Carvalho traz ao palco do Centro Cultural de Lagos o espetáculo “Informal”.

O ponto alto destas comemorações será no dia 27, Feriado Municipal, onde se inclui a tradicional Cerimónia de Hastear das Bandeiras, com hinos executados pela Banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, a partir das 9h30, na Praça Gil Eanes.

Para as 10h00 estão marcadas as Festas Religiosas de São Gonçalo de Lagos, com uma missa campal e a procissão em Honra do Santo Padroeiro.

A sessão solene, prevista para as 15h30, no Centro Cultural de Lagos, vai contar com a presença de representantes de municípios geminados e homenagens à escritora Glória Marreiros e ao atleta Diogo Marreiros.

A autora e investigadora social receberá a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, ao passo que Diogo Marreiros será galardoado com o Grau Prata.

Neste dia as entradas nos espaços museológicos municipais (Igreja de Santo António, Mercado de Escravos e Forte da Ponta da Bandeira) são gratuitas, bem como o parque de estacionamento da Frente Ribeirinha.

As comemorações terminam com a visita comentada “Ao Encontro do Tempo e dos Lugares de São Gonçalo de Lagos”, a ter lugar no dia 28, e com o 8º Encontro de Coros Infanto-Juvenis, a decorrer na Igreja das Freiras pelas 15h30.

Para consultar o programa completo das comemorações, clique aqui.

sulinformacao

Também poderá gostar

QI FT7

Centro Cultural de Lagos vai ter uma “Queda Infinita” em palco

Primeira apresentação do espetáculo de dança contemporânea foi dirigida a escolas
sebastianismo lagos

Centro Cultural de Lagos começa 2019 com duas novas exposições

Exposições estarão patentes ao público até 6 de Abril
sociedade filarmonica lacobrigense

Câmara ajuda Filarmónica Lacobrigense a participar num workshop em Inglaterra

Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio foi criada em 1931