Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

festivallucia3A primeira edição do Festival de Lucía, iniciativa inédita de homenagem ao eterno génio da guitarra, Paco de Lucía, teve lotação esgotada, no passado sábado, dia 20 de agosto, o Revelim de Santo António, em Castro Marim.

O Festival «foi um sucesso memorável e trilha o caminho que a Câmara Municipal de Castro Marim quer dar a esta iniciativa», salienta a autarquia.

A plateia cheia, num espetáculo intimista e onde se privilegiou o contacto com o público, desfrutou do concerto de Pedro Jóia Trio, com a guitarra de Pedro Jóia, ele próprio um discípulo de Paco de Lucía, o acordeão de João Frade e Norton Daiello no contrabaixo.

A voz de Mariza, a madrinha e embaixadora deste evento, completou a magia desta noite, num espetáculo marcado pela entrega, revelando a fadista uma paixão por este território, ao qual se associou para celebrar o legado de Paco de Lucía.

 

festivallucia1

Paco de Lucía, reconhecido como um dos melhores compositores e guitarristas do mundo, tinha em Castro Marim as suas raízes, mais concretamente em Monte Francisco, terra que viu a sua mãe, Luzia, nascer.

«É nesta ligação que o Festival de Lucía assenta, homenageando uma guitarra de várias linguagens, cruzamentos e matizes, como a que Paço de Lucía habitou o seu público, mas homenageando também as mulheres, através da memória de sua mãe, cuja alegria e semblante lusitano sempre o inspirou», explica a autarquia.

Ainda este ano, a Câmara Municipal de Castro Marim vai avançar com a construção de um memorial a Paco de Lucía no largo onde viveu a sua mãe, com o objetivo de reforçar o laço ao guitarrista e criar um local de romaria e peregrinação para os admiradores daquele que é o mestre absoluto do flamenco.

De carácter anual, para a 2ª edição do “Festival de Lucía” está já confirmada a presença do produtor Javier Limón, que foi também produtor de vários discos de Paco de Lucía e vencedor de vários Grammys.

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às

Sul Informação

Moçoilas querem dar música às histórias de vida que recolhem na serra algarvia

Há histórias de vida das gentes da serra algarvia que não são contadas em