Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Castelo de Loulé«O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios serve-nos para criar afeto com estes espaços mágicos». As palavras são de Dália Paulo, diretora do Museu Municipal de Loulé, em declarações à RUA FM e ao Sul Informação, para explicar que é nesse âmbito que Loulé preparou dois dias de festa, a 17 e 18 de Abril, sexta-feira e sábado.

Assim, no dia 17, às 10h00, vai ter lugar no Museu Municipal a atividade “As 9 Musas – Clio”, por Afonso Dias e Teresa da Silva. É uma atividade direcionada para os alunos do pré-escolar e ensino básico, «à volta da nossa musa Clio, da memória e da criatividade».

Das 10h00 às 11h00, decorrem no Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, em Alte, os Concertos Interativos.

Também nesta sexta-feira, mas na Sala Polivalente da Alcaidaria do Castelo, às 18h00, a Algarve Film Comission vai apresentar os documentários sobre Loulé interior, que esta entidade realizou em 2014.

Dália Paulo no Museu de LouléTrata-se do projeto “Documentar Loulé Interior”, através da qual a Algarve Film Commission pretende promover a valorização e divulgação do Património Cultural Local e gerar uma nova dinâmica em torno das atividades criativas ligadas ao audiovisual.

«Eles vão maravilhar-nos com as imagens que captaram sobre as nossas gentes e o nosso património imaterial», garante Dália Paulo.

No dia 18, das 9h30 às 18h00, «Loulé, através do seu castelo, que é um dos monumentos do Algarve, associou-se ao DiVaM e vai ter o seu castelo aberto com entrada gratuita e várias surpresas, sobretudo para os mais novos, de descoberta e conquista do castelo».

Nesse que é o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, haverá ainda três outras atividades. «Uma delas é dedicada à família: o percurso “Bordados de Pedra e Ferro”, que é uma maravilha porque nos vai permitir olhar para aquele pormenor em Loulé em que nunca tínhamos reparado», explica a diretora do Museu.

«Isto surgiu de um senhor, que fez centenas de fotografias destes pormenores e que teve a generosidade de ir bater à porta do Museu e de dizer: eu quero trabalhar convosco. Nós aceitámos logo e achámos que aquilo não podia ficar apenas connosco, tinha que passar para as pessoas. E assim as famílias vão ter a oportunidade, nesse percurso, de descobrir os bordados de pedra, que são as cantarias, as ferragens, aqueles pormenores tão bonitos que temos na cidade e que às vezes passam despercebidos».

Para esta atividade, que está marcada para as 14h30, é obrigatória inscrição. Os participantes poderão descarregar a ficha de participação no site da Autarquia ou fazer a inscrição no Museu. Serão atribuídas lembranças no Museu até às 18h00 para quem completar o percurso.

museu de louléÀs 15h00, na Sala Polivalente da Alcaidaria do Castelo, é apresentado o livro “Memórias dos Sabores do Mediterrâneo”, por Susana Gómez Martínez, coordenadora da edição. Esta obra surge no âmbito do protocolo de cooperação da Câmara Municipal de Loulé com o Campo Arqueológico de Mértola. Segundo Dália Paulo, trata-se da primeira apresentação pública do livro.

Finalmente, às 16h00, tem lugar mais uma sessão da atividade “Musealogando com… “, desta vez com o convidado Elísio Summavielle, ex-secretário de Estado da Cultura, na Sala Polivalente da Alcaidaria do Castelo.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Festival MED arranca esta quinta-feira para agitar o Centro Histórico de Loulé

Está tudo a postos para o arranque do 14º Festival MED que, entre esta

Sul Informação

Cinema, poesia e exposições também fazem 14ª edição do MED

Cinema, poesia do mundo, ou uma exposição de fotografia de Vítor Pina são algumas

Sul Informação

As “passinhas do Algarve” na seca de 1875, ou o retrato social e económico da região – Loulé e Tavira

Numa altura em que a seca se agrava em Portugal continental, com cerca de