A Cerca do Convento Espírito Santo, em Loulé, irá transformar-se, no próximo sábado, numa grande Roda de Empreita, juntando as empreiteiras do concelho aos curiosos que queiram experimentar as várias técnicas de trabalhar a palmeira-anã, matéria-prima desta arte.
Integrado na rede de espaços ECOA do projeto Loulé Criativo, o evento pretende assinalar a abertura oficial da Casa da Empreita (situada na Rua Vice-Almirante Cândido dos Reis, em pleno Centro Histórico da cidade).
Vai ser não só «uma mostra da técnica ancestral da empreita – tão típica do concelho de Loulé -, como uma oportunidade para todos aqueles que querem reviver tempos do passado ou experimentar a trabalhar a matéria-prima sob orientação das mestras empreiteiras».
A Casa da Empreita reedita, em moldes atuais, o que há mais de um século eram as casas da empreita que então existiam um pouco por todo o Algarve.
No próximo sábado, dia 21 de Outubro, e pelo segundo ano consecutivo, as doze artesãs que trabalham e comercializam diariamente o que produzem na Casa da Empreita, entrelaçando a palma para produzir diversas peças – sacos, alcofas, capachos, peças de formato mais tradicional ou inovador -, irão sair à rua e recriar uma tradição que perdurou durante décadas e que fomentava, não só o trabalho coletivo, mas também o convívio e a troca de experiências num tempo em que as distrações eram outras.
A Câmara Municipal de Loulé tem vindo a apostar na valorização de saberes associados a atividades artesanais que contribuíram para a construção da identidade do Concelho, revitalizando uma série de espaços que, em conjunto, dão corpo a uma rede de oficinas onde a tradição se alia à inovação.
A iniciativa decorre entre as 10h00 e as 16h00 e a participação é gratuita.