Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

IMG_9732O primeiro fim de semana de Agosto é de festa na Cortelha com a 16ª edição dos Manjares Serranos e o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão.

Segundo a Associação de Amigos da Cortelha, «todos aqueles que visitem a Cortelha durante o primeiro fim de semana do mês de Agosto terão a oportunidade de saborear pratos tradicionais da gastronomia algarvia, como é o caso das papas de milho, galo com grão, javali estufado, orelha de porco, chouriço, aguardente de medronho, entre muitos outros».

O evento começa às 18h00 de sábado, com a abertura das Tasquinhas, onde será possível apreciar estas iguarias. A música também é um dos chamarizes da festa e às 19h00 inicia-se o baile serrano com Eulália Nunes.

Às 21h00, começa a 13ª edição, o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão que, segundo a organização, «tem vindo a constituir-se como um dos eventos etnográficos de maior relevo no interior algarvio».

O festival volta a trazer à Cortelha grupos folclóricos de diversas origens geográficas e culturais, «que permitem aos visitantes conhecer usos e tradições de todo o mundo».

CartazManjares_16_A3 FINALVão atuar cinco grupos: o Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-a- Velha, fundado em 1984 e que representa as profissões da Região do Baixo Vouga, província da Beira Litoral, no início do Século XIX; o Grupo Folclórico e Etnográfico de São José da Lamarosa, originário de Coruche, no Ribatejo; o Grupo de Danças e Cantares de Nossa Senhora de Guadalupe, da Maia, no Douro Litoral, criado em 1983 por um grupo de homens da terra que procuravam preservar as tradições dos seus antepassados; o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão, grupo anfitrião, fundado em 2003 com o objetivo de dinamizar e promover os usos e costumes do interior algarvio, representando profissões que ao longo do tempo foram o suporte económico da zona rural, como o tirador de cortiça, a padeira, o moleiro ou o ceifeiro; e ainda o Kartal Belediyesi Folklor Gurubu, que vem diretamente da Turquia para dar a conhecer a sua cultura aos portugueses.

No domingo, dia 7, as Tasquinhas voltam a abrir às 18h00 e, às 19h00, Sandrine inicia o baile serrano. “Veredas da Memória”, grupo de música tradicional portuguesa e proveniente de São Brás de Alportel, íntegra também o cartaz dos Manjares Serranos 2016, com atuação agendada para as 21h00.

Segundo a Associação de Amigos da Cortelha, «este evento, que nos últimos anos tem recebido dezenas de portugueses e turistas, é já uma referência, constituindo-se como um duplo evento de promoção da cultura regional e nacional. O objetivo é reviver e relembrar os sabores tradicionais, tal como dar a conhecer as danças tradicionais e os costumes de outras regiões».

Os Manjares Serranos e o Festival de Folclore têm entrada livre e contam com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir, da Região de Turismo do Algarve, do INATEL, da Albombas e da Escola Básica Integrada Prof. Sebastião Teixeira – Salir.

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Festival MED arranca esta quinta-feira para agitar o Centro Histórico de Loulé

Está tudo a postos para o arranque do 14º Festival MED que, entre esta

Sul Informação

Cinema, poesia e exposições também fazem 14ª edição do MED

Cinema, poesia do mundo, ou uma exposição de fotografia de Vítor Pina são algumas

Sul Informação

As “passinhas do Algarve” na seca de 1875, ou o retrato social e económico da região – Loulé e Tavira

Numa altura em que a seca se agrava em Portugal continental, com cerca de