Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

«Memórias de uma Falsificadora», o livro mais ou menos autobiográfico de Margarida Tengarrinha, vai ser apresentado amanhã, sábado, dia 17, às 17h00, no Museu de Portimão.

O livro, que tem como subtítulo « A luta na clandestinidade pela Liberdade em Portugal» e foi lançado no passado dia 1 no Arquivo Nacional/Torre do Tombo, em Lisboa, será agora apresentado, em Portimão, pela historiadora Maria João Raminhos Duarte e pelo empresário e antigo deputado António Feu. A sessão inclui ainda um momento musical com o Grupo Coral Adágio.

Margarida Tengarrinha, que está prestes a completar 90 anos, recorda nesta obra, editada pela Colibri, os anos em que, na clandestinidade, usou a sua habilidade de artista plástica e estudante de Belas Artes ao serviço da falsificação de documentos para garantir o trabalho dos resistentes à ditadura de Salazar.

Margarida Tengarrinha, nascida em Portimão em 1928, estudou Belas Artes em Lisboa, onde conheceu aquele que haveria de ser o seu companheiro e pai das duas filhas, o pintor José Dias Coelho, membro destacado do Partido Comunista Português. Foi com ele que acabou por trocar uma vida confortável de filha da burguesia pela vida difícil da clandestinidade. A seguir ao 25 de Abril de 1974, Margarida Tengarrinha foi deputada do PCP eleita pelo Algarve.

Em 2014, pelo seu percurso na área cultural e na defesa dos direitos das mulheres, Margarida Tengarrinha foi a primeira distinguida com o Prémio Maria Veleda.

Margarida Tengarrinha é ainda membro fundadora do Grupo dos Amigos do Museu de Portimão, pertencendo à sua direção.

 

Oiça aqui a entrevista que Margarida Tengarrinha deu ao Sul Informação e à RUA FM, em 2014.

sulinformacao

Também poderá gostar

Mascotes Olimpicas Portimão

Museu de Portimão mostra meio século de mascotes olímpicas

Ao todo, vão estar expostas 47 figuras, acompanhadas de textos de enquadramento
2019-024-jogo-do-moinho-05|2019-024-jogo-do-moinho-04|2019-024-jogo-do-moinho-03|2019-024-jogo-do-moinho-02|2019-024-jogo-do-moinho-06|2019-024-jogo-do-moinho-01

Crianças de Olhão aprendem a jogar ao Jogo do Moinho

Museu Municipal de Olhão está a promover a iniciativa que vai terminar com um
Semana_Leitura_arquivo

Tavira vai estar em Maré de Contos e de leitura em Março

A palavra escrita e falada estará em grande destaque, em Tavira