Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A artista silvense Maria Keil será uma das personalidades homenageadas pelos CTT Correios de Portugal na série “Vultos da História e da Cultura Nacionais” do Plano Filatélico de 2014.

A memória desta artista que marcou o panorama das artes portuguesas nos séculos XX/XXI, falecida a 10 de junho de 2012, será, assim, perpetuada através da correspondência postal que irá circular um pouco por todo o mundo.

A emissão deste selo foi sugerida pelo Município de Silves aos CTT que anualmente renovam o seu plano filatélico e que, além da sua emissão-base, emitem séries com temáticas especiais, que pretendem dar a conhecer a história do nosso país, as personagens que mais se destacaram na cultura, política, desporto ou na ciência e eventos nacionais e internacionais de grande relevo.

Natural da cidade de Silves, Maria Keil deixou uma obra vasta e multifacetada: pintura, sobretudo retratos; publicidade; tentativas de renovação da talha em madeira para móveis e desenho de móveis; decoração de interiores; cartões para tapeçarias; pinturas murais a fresco; cenários e figurinos para bailados; selos; azulejos (Metropolitano de Lisboa, Av. Infante Santo, TAP de Paris e Nova Iorque, União Elétrica Portuguesa, Casino de Vilamoura, Aeroporto de Luanda, etc.); e ilustração.

A renovação da estação do Metropolitano de S. Sebastião da Pedreira, em Lisboa, foi um dos últimos trabalhos que executou.

A sua memória permanecerá igualmente viva na Biblioteca Municipal de Silves, onde desde o dia 3 de setembro de 2009, está exposto, na sala que tem o seu nome, um autorretrato seu (pintado em 1941), bem como um fac-simile da carta que escreveu e que descreve as razões pelas quais ofereceu esta obra ao Município.

João Hogan (mestre gravador e pintor), Joaquim Namorado (poeta e matemático), António da Costa (poeta e pintor) e Sebastião e Silva (matemático) são outros dos vultos que serão homenageados na série “Vultos da História e da Cultura Nacionais”.

No plano filatélico de 2014, os CTT irão, igualmente, dar continuação à temática A Rota das Catedrais, que terminará este ano o percurso por todas as catedrais nacionais. Nesta temática não foi esquecida a Sé Catedral de Silves, cujo selo foi já lançado em 2012.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Silves: Amigos da Pedreira promovem Encontro de Cantares

O 3º Encontro de Cantares da Associação GAP vai está marcado para o dia

Sul Informação

Morreu José António Silva, empresário silvense que presidiu ao grupo Alicoop

José António Silva, conhecido empresário de Silves que presidiu ao grupo Alicoop, morreu esta

Sul Informação

“Silves Alegria de Natal” condiciona estacionamento na praça Al-Muthamid até Janeiro

A preparação e realização do evento “Silves Alegria do Natal” vai condicionar, de forma